Política

Ministro realça “novos e exigentes desafios” para PSP e GNR

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 04-09-2023

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, realçou hoje a necessidade de PSP e GNR se adaptarem a “novos e exigentes desafios”, ao dar posse aos novos responsáveis das forças de segurança.

PUBLICIDADE

Numa cerimónia realizada no Ministério das Finanças, em Lisboa, José Luís Carneiro lembrou que “Portugal é uma país pacífico e seguro” e que “assim tem de continuar a ser”, expressando o seu apoio e confiança nos novos comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Ribeiro Veloso, e diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Barros Correia.

“Prosseguir a melhoria da capacidade operacional das forças de segurança é um objetivo político do Governo. A segurança é um fator fundamental da soberania nacional e condição essencial à plena realização de uma cidadania humanista e comprometida com o desenvolvimento democrático”, disse, continuando: “Convoca-nos para continuarmos a fazer um caminho de permanente adaptação das forças de segurança a novos e exigentes desafios”.

PUBLICIDADE

Enaltecendo o “justo reconhecimento” aos anteriores responsáveis de PSP e GNR, Magina da Silva e Santos Correia, respetivamente, o governante salientou o papel essencial destas forças de segurança “na defesa dos valores constitucionais e na promoção da coesão social e territorial”, além das “provas de consolidação” do sistema de segurança interna.

“Temos melhorado a eficiência operacional, valorizado aqueles que zelam pela segurança de todos nós e procurado mobilizar as novas gerações para uma carreira ao serviço da segurança”, observou, sem deixar de referir, perante o primeiro-ministro, que “muitas das transformações” nas duas forças de segurança se devem a António Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE