Câmaras

Ministro Maduro elogia Arroz Carolino e Pastel de Tentúgal

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 08-09-2013

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, classificou hoje a vila de Montemor-o-Velho como um exemplo de criatividade na resposta ao desafio “fundamental” de competitividade que o país enfrenta.

PUBLICIDADE

“Montemor-o-Velho tem sabido perceber como é que a competitividade se conquista. Não muitas vezes trazendo ilusões de indústrias ou atividades económicas totalmente importadas ou estranhas ao território, mas valorizando aquilo que é do território”, disse o ministro, intervindo na sessão solene comemorativa do Dia do Município.

Poiares Maduro aludiu ao arroz carolino do Baixo Mondego e ao pastel de Tentúgal, mas também ao Centro de Alto Rendimento (CAR) local, que concentra as modalidades do remo e canoagem no antigo leito do rio Mondego.

PUBLICIDADE

Aludindo ao centro náutico do CAR – que, desde 2010, recebeu já várias provas internacionais e outras nacionais daquelas modalidades, para além de ter acolhido o treino de vários atletas nacionais e estrangeiros – o governante frisou o “potencial económico” importante, desde logo no turismo desportivo.

Miguel Poiares Maduro presidiu hoje à cerimónia de inauguração do CAR, com descerramento de duas placas no local, apesar da infraestrutura estar em funcionamento há mais de três anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em atividade desde 2009 num renovado edifício do centro histórico da vila, foi hoje inaugurada na presença do ministro.

Poiares Maduro destacou “os sucessos” que o remo e a canoagem têm tido a nível internacional, argumentando serem um exemplo de como os “processos de decisão” nas políticas públicas “importam para os resultados obtidos”.

Por outro lado, quando o Governo muda, mudam-se políticas, “mas também tem de haver continuidade política”, defendeu.

“Parte de um sucesso das políticas públicas, também passa por identificar quando elas são boas, quando a estratégia é boa e quando tem de existir continuidade”, alegou Poiares Maduro.

“E este é um dos casos em que o trabalho que foi feito, incluindo o do ex-secretário de Estado, Laurentino Dias, foi um bom trabalho”, frisou.

Laurentino Dias, que assumiu a pasta do Desporto no último Governo liderado por José Sócrates esteve na génese do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e foi hoje homenageado com a medalha municipal de mérito desportivo.

Outro homenageado, a título póstumo e com a medalha de mérito empresarial, foi Carlos Laranjeira, dirigente associativo, agricultor e um dos maiores defensores do arroz carolino do Baixo Mondego, recentemente falecido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE