Portugal

Ministro do Ambiente garante que “não vai haver problema social” no Pego

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-11-2021

O ministro do Ambiente e da Ação Climática assegurou hoje que não vai haver problemas sociais para os trabalhadores com o fim da central elétrica do Pego e mostrou-se confiante de que estes serão integrados em novos projetos.

PUBLICIDADE

Em entrevista à RTP3, João Pedro Matos Fernandes considerou “muito relevante” o dia que marca o fim da utilização de carvão para produção de eletricidade em Portugal e destacou que o governo está a “cuidar” dos trabalhadores e dos projetos alternativos que se perspetivam para este ponto de ligação à rede elétrica.

“Não vai haver nenhum problema social, porque soubemos com tempo o que ia acontecer e estamos mais do que preparados. Percebo a preocupação dos trabalhadores, mas vai mesmo correr bem. E vai correr em três dimensões: no apoio social; no concurso para aquele local, que é um ponto de ligação com uma dimensão enorme e em que até 17 de janeiro as propostas serão conhecidas; (…) e o fundo para a transição justa”, explicou.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, o ministro do Ambiente e da Ação Climática notou que “as pessoas não foram ainda despedidas” e assinalou que o concurso em curso tem como fator de preferência a manutenção do maior número de postos de trabalho.

“É um estímulo”, disse, continuando: “Os trabalhadores fazem parte do requisito primeiro, que é o de atribuição daquele ponto de ligação à rede. Quem tiver a melhor proposta vai ganhar, vai ficar com uma parcela muito significativa destes trabalhadores, mas vai também, muito provavelmente, criar novos postos de trabalho”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sublinhando que Portugal já produz 60% da sua eletricidade a partir de energias renováveis (os outros 40% provêm de gás e biomassa) e que estas “são geradoras de emprego”, o governante vincou o objetivo de 80% da produção até 2030.

“Essa é a nossa meta, mas dizem as entidades independentes que auditam estas matérias que até dizem que vai ser antes e, muito provavelmente, já em 2025 vamos chegar a esses 80%”, salientou João Pedro Matos Fernandes, acrescentando: “Portugal não fica mais dependente do exterior [para a produção de eletricidade]”.

Finalmente, Matos Fernandes rejeitou impactos no custo da eletricidade para a população: “Quanto mais eletricidade renovável nós utilizarmos, mais barata será a eletricidade. O preço da eletricidade no próximo ano vai baixar para os portugueses”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE