Portugal

Militares do exército ameaçam sair à rua se Governo mexer nos subsídios dos polícias

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 23-02-2024

Os sargentos admitem ir para a rua se o Governo mexer nos subsídios das polícias e esquecer a tropa.

PUBLICIDADE

Os oficiais recorreram a Marcelo Rebelo de Sousa por causa do “fosso” entre o exército e forças de segurança, e esperam uma atitude por parte do Presidente da República. Ex-chefes já avisaram para a possibilidade de contestação “inadequada”. E até Gouveia e Melo já lançou um alerta sobre os “perigos para o sistema” do descontentamento, pode ler-se no Expresso.

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) tem percorrido unidades por todo o país e tem constado “a sensação de mal-estar pelo tratamento diferenciado a vários níveis” entre militares e forças de segurança. E não exclui ações de rua depois das eleições, se houver uma aproximação dos subsídios das polícias aos da Polícia Judiciária sem atender à tropa. “Nenhuma ação está posta de parte”, admite ao jornal António Lima Coelho, presidente da ANS.

PUBLICIDADE

Os militares mais jovens, pelo menos abaixo dos 40 anos, avança uma fonte militar, são os que estão mais disponíveis para assumir formas de luta com maior visibilidade, o que poderá passar por demonstrações na rua. “Depois das eleições, vamos ponderar a forma de fazer sentir esse mal-estar, tendo em conta quem tiver de reparar essas matérias”, garante.

“Poderá passar pelo que a nossa imaginação e criatividade originar, sejam ações de maior ou menor visibilidade, de maior ou menor dimensão”, assume. O presidente da ANS lembra que “não são devidamente tratados os subsídios e suplementos de paraquedistas, submarinistas, mergulhadores, tripulantes de voo e, um caso extremo, dos inativadores de engenhos explosivos, que há 44 anos andam a bater-se por isso”.

PUBLICIDADE

publicidade

Do lado dos oficiais, António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), diz que, se o fosso entre polícias e militares se “alargar ainda mais, a malta nos quartéis e nas bases está com as garras de fora”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE