Cidade

Miguel Torga (re)visto por Maria Conceição de Moraes Sarmento

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-02-2017

A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, no dia 22 de fevereiro, às 18:00, mais uma sessão integrada no ciclo de conferências “Quartas no Torga”, uma iniciativa que apresenta, de forma intimista, vários rostos que partilham com o público  o testemunho de vivências em comum com o universo pessoal e/ou profissional do escritor e médico transmontano ou, até,estudos de investigação académica acerca da obra torguiana.

PUBLICIDADE

Torga e Maria da Conceição de Moraes Sarmento; praia de Mira; 13 de outubro de 1968

Torga e Maria da Conceição de Moraes Sarmento na praia de Mir em 13 de outubro de 1968

Cabe a Maria da Conceição de Moraes Sarmento (professora reformada do Ensino Secundário, nas disciplinas de Português/Francês e vizinha do escritor), proferir a conferência que abre o ciclo, em 2017, e que intitulou“Miguel Torga: a presença viva do Homem e da Obra”.

Em 1954, a família de Maria da Conceição de Moraes Sarmento passa a residir no n.º5 da Praceta Fernando Pessoa, casa contígua ao n.º 3, onde morava a família do escritor.Ambas as famílias tinham profundas raízes transmontanas, denominador comum que facilitou o convívio, a amizade e a salutar vizinhança, ao longo de várias décadas.

PUBLICIDADE

Quando Miguel Torga estava prestes a publicar a 2.ª edição do romance “Vindima”, solicitou a colaboração de Maria da Conceição Sarmento para fazer a revisão das provas tipográficas da obra. A partir de então, Maria da Conceição Sarmento estendeu o seu contributo até às últimas obras publicadas por Miguel Torga, a quem se refere como tendo sido “muito exigente comigo, mesmo vendo e revendo os seus textos”.

Em 1960, motivada pelas sucessivas publicações na imprensa acerca da polémica candidatura ao Prémio Nobel – disputada entre Aquilino Ribeiro e Miguel Torga –, Maria da Conceição de Moraes Sarmento passa a coligiras notícias que se referiam àquela questão controversa. Uma compilação a que foi acrescentando, durante muitos anos,inúmeros artigos sobre o escritor, publicados na imprensa nacional e estrangeira, alguns dos quais arquivados por Andrée Rocha (mulher de Adolfo Correia da Rocha, pseudónimo de Miguel Torga).

PUBLICIDADE

publicidade

O vasto conjunto de registos de imprensa, reunidos em cerca de doze dossiês doados à Câmara Municipal de Coimbra, em paralelo com o testemunho vivo da vizinha que se veio a tornar revisora dos textos de Torga e amiga da família constituirão, certamente, excelentes motivos para encher de público o miniauditório da Casa-Museu Miguel Torga, no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 18h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE