Coimbra

Mergulhe de cabeça na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. Volta a ser distinguida com bandeira azul

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-04-2023

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, localizada na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra, volta a ser distinguida com a Bandeira Azul, distinção atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

PUBLICIDADE

Este galardão atesta as condições de excelência e de qualidade desta praia fluvial, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, e também dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Situada na margem esquerda do Rio Mondego, o seu acesso principal é feito a partir da povoação de Palheiros. É possível o acesso pela margem direita ao usar a ponte pedonal ali existente. É uma das mais importantes infraestruturas de veraneio fluvial de toda a bacia hidrográfica do Mondego.

PUBLICIDADE

A areia branca, a qualidade da água e a segurança do local fazem desta praia um local ímpar na região, com alcance para além da sazonalidade estival.

Ao prazer do sol e da água no verão somam-se as soalheiras tardes de descontração fora da época balnear.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Praia Fluvial de Palheiros – Zorro, para além dos banhos, a morfologia da paisagem e a beleza do vale fluvial permitem a prática de vários desportos: caminhadas, btt, canoagem, pesca e vólei de praia, bem sustentados nas infraestruturas de apoio aos utentes, nomeadamente, um bar de praia, grelhadores, parque de merendas, instalações sanitárias com chuveiros, acessibilidade para deficientes motores, vigilância balnear, estacionamento e transportes públicos.

Entre os 19 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, há, em 2023, 28 praias com bandeira azul. Das 28, 14 são praias costeiras e as restantes 14 são fluviais.

De referir, contudo, que a região perde, este ano, quatro galardões.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE