Cidade

Meio milhão da Europa para rotunda no Continente do Arnado

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-09-2016

 

PUBLICIDADE

A candidatura a financiamento comunitário da Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro mereceu recente aprovação por parte da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.

arnado

PUBLICIDADE

A candidatura foi aprovada com um investimento total de 597.087,61 euros, um investimento elegível de 573.268,30 euros e uma comparticipação do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 487.278,06 euros. Trata-se ainda de uma candidatura integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, cujo contrato foi assinado em 31 de maio último, entre o Município e a Autoridade de Gestão do Centro 2020.

A aprovação deste financiamento será dada a conhecer ao executivo camarário na sua reunião da próxima segunda-feira. Já na anterior reunião do executivo foi aprovado adjudicar a Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro à empresa Vibeiras S.A., que terá um prazo de 180 dias para a concretizar.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção implica, segundo a CMC,a construção de uma rotunda no Largo do Arnado, na qual será fixada uma escultura de Pedro Figueiredo, no topo norte. O pressuposto desta requalificação passa por maximizar as áreas destinadas aos peões, minimizando, ao mesmo tempo, as vias de circulação dos automóveis.

 A autarquia afirma pretender  “dignificar esta área da cidade, que marca a entrada no seu centro histórico e se insere na Zona Especial de Proteção do território classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. O projeto respeita documentos estruturantes, como o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para a Frente de Rio Coimbra, o projeto do Metro Ligeiro do Mondego, a reabilitação do Terreiro da Erva, assim como alguns projetos privados”.

Em termos funcionais, a futura rotunda permitirá diminuir trajetos – proporcionando benefícios ambientais – a quem hoje pretende fazer inversão de marcha e se vê obrigado a percorrer o quarteirão formado pelas ruas Doutor Manuel Rodrigues/Rosa Falcão e João Machado. Note-se que, tendo em conta a intensidade de tráfego e a utilização intensiva das passadeiras desta zona, continuará a haver semáforos, mas apenas nas entradas da rotunda, salienta a autarquia liderada por Manuel Machado.

Verificar-se-á também uma poupança ao nível do consumo de eletricidade com iluminação, através da substituição das atuais luminárias de vapor de sódio de alta pressão por novas, de LED (Light Emitting Diode). Além de mais durável e com luz de melhor qualidade, esta solução permitirá obter uma redução de custos de 180 euros/ano por cada luminária, no Largo do Arnado, e de 130 euros/ano por cada luminária, na Rua Simões de Castro.

Nesta última artéria está prevista a otimização dos passeios, criando-se condições de acesso aos estabelecimentos comerciais para cidadãos com mobilidade reduzida onde hoje não existem. A otimização dos passeios abrange o Largo do Arnado.

Saliente-se ainda a substituição dos atuais contentores de resíduos sólidos urbanos por recipientes semienterrados com maior capacidade. Já para possibilitar a retirada dos cabos ativos suspensos em fachadas e sobre o espaço público, assim como outros que não estejam em funcionamento, pretende-se criar uma rede subterrânea, encastrando-se ou dissimulando-se os cabos à vista nos edifícios.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE