Saúde

Médico do CHUC integra grupo para elaboração de ‘guideline’ internacional

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-10-2022

Um médico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra um grupo de peritos responsável pela elaboração da Diretriz do Conselho Internacional para Padronização em Hematologia.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o CHUC informou que João Mariano Pego, especialista de patologia clínica, aceitou o convite para fazer parte da equipa que vai conceber o “Guideline do International Council for Standardization in Haematology (ICSH) para testes globais de coagulação”, também designados “testes viscoelásticos”.

“Os testes viscoelásticos são testes que fornecem informação global sobre a dinâmica do desenvolvimento, estabilização e dissolução dos coágulos que refletem a hemóstase ‘in vivo’”, explicou João Mariano Pego, citado na nota.

PUBLICIDADE

Estes testes, segundo o especialista, “podem contribuir para avaliar riscos e fenómenos hemorrágicos e trombóticos, portanto, úteis em diversas situações”, como traumatismo, grande cirurgia (incluindo cirurgia de transplantação hepática e cirurgia cardíaca), gravidez, avaliação da função plaquetária, perturbações hipercoaguláveis, coagulopatia associada à covid-19, coagulação intravascular disseminada, investigação de indivíduos com uma doença hemorrágica não classificada, entre outros”.

O grupo internacional de peritos de que agora faz parte o português João Mariano Pego inclui mais cinco médicos, dois dos Estados Unidos, um da Austrália, um da Inglaterra e um da Irlanda.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE