Região

Mealhada renova abrigos de transporte público

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 07-12-2023

O Município da Mealhada vai avançar com a renovação dos abrigos de duas linhas de transporte público, nomeadamente a linha Salgueiral – Mealhada e a linha Adões – Mealhada, num investimento que ultrapassa os 116 mil euros. O projeto viu a candidatura de aprovada com um financiamento de 60 mil euros.

PUBLICIDADE

A candidatura aprovada prevê a renovação integral da linha 7449, Salgueiral Mealhada, que atravessa a freguesia do Luso, e da linha 7446, Adões – Mealhada, que percorre as freguesias de Barcouço e Pampilhosa. Serão substituídos ou requalificados 66 abrigos, num investimento de 116.600 euros, tendo a candidatura sido aprovada com um valor atribuído de 60 mil euros.

A intervenção nos transportes públicos do concelho tem sido uma preocupação do Executivo de António Jorge Franco, que começou pela redefinição de alguns trajetos e pretende agora intervir a nível das estruturas de apoio de forma a melhorar as condições dos utilizadores.

PUBLICIDADE

Estas duas linhas, duas das mais utilizadas no concelho, freguesias muito populosas como Luso, Pampilhosa e Barcouço, foram identificadas como prioritárias, mas o objetivo é alargar a intervenção às restantes linhas. “O nosso objetivo é requalificar os abrigos de forma a que eles sejam condignos e garantam condições de segurança aos passageiros. Ao requalificar, garantindo melhores condições aos passageiros, sejam os nossos alunos ou a população, julgamos que a utilização de transporte coletivo pode ser mais apelativa e diminuir a utilização do transporte individual, com impactos positivos para o ambiente”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Em alguns locais, esta renovação será acompanhada da requalificação dos espaços onde se situam os abrigos, como é o caso do Luso, na paragem de Venda Nova, para onde está prevista a criação de uma praceta. “Este ano reavaliámos todas as linhas, estudámos os percursos e tencionamos agora partir para a fase seguinte que é a tornar os locais de paragem seguros e apelativos em termos de espaço público”, sublinha António Jorge Franco.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto inclui a melhoria de interfaces e paragens de transporte público, com os novos abrigos, bem como o desenvolvimento e produção de informação ao público, incluindo, mapas de rede, horários, tarifários e outra informação referente à oferta de transporte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE