Coimbra

Mealhada promove visitas a moinhos do concelho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-03-2019

 

PUBLICIDADE

 

De 5 a 7 de abril todos os caminhos vão dar aos locais onde existem moinhos no município: o Parque do Lograssol, Santa Cristina e o Moinho do Rabino, na Lameira de São Geraldo, serão locais para voltar a ver a mó a trabalhar e o forno a cozer o pão, mas também para diversas atividades, dos jogos tradicionais às oficinas e caminhadas.

PUBLICIDADE

Há propostas, gratuitas, para toda a família durante estes três dias. Se dia 5, sexta-feira, as atividades estão mais vocacionadas para o público escolar, com diversas oficinas, histórias e encenações a serem dinamizadas no Parque do Lograssol e em Santa Cristina, no sábado e no domingo, as atividades ganham em diversidade e abrem-se aos adultos. Às oficinas e histórias juntam-se o Mercadinho dos Moinhos e iniciativas de atividade física, como as caminhadas, uma, mais curta (2km), no sábado, a outra, no domingo, Dia Nacional dos Moinhos, mais exigente “Pelos Trilhos dos moinhos da freguesia da Vacariça”. 

PUBLICIDADE

publicidade

No Lograssol, coze-se o pão á moda antiga, através da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, enquanto em Santa Cristina, o senhor Armindo Lopes, proprietário do moinho, explica o seu modo de funcionamento, moendo o milho que lhe vai chegando. Na Lameira de São Geraldo, o Moinho do Rabino também estará aberto ao público para visita.

O Dia Nacional dos Moinhos é assinalado, anualmente, pela Autarquia que se associa, desta forma, à  Rede Portuguesa de Moinhos no propósito de “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.

À iniciativa associam-se a Junta de Freguesia da Vacariça, o Grupo Cénico de Santa Cristina, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a Associação Recreativa e Cultural Os Amigos do Pego, do Centro Cultural Lameirense, a Living Place, a Unidade de Cuidados na Comunidade da Mealhada, o Hospital da Misericórdia da Mealhada, o Jardim de Infância da Quinta do Valongo e a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação da Mealhada.

A caminhada, dia 7 de abril, está sujeita a inscrições devido ao transporte para o ponto de partida. As inscrições podem ser feitas no edifício sede da Câmara Municipal, no setor de Educação, nas Piscinas Municipais ou na Junta de Freguesia da Vacariça. Em alternativa através dos e-mails educacao@cm-mealhada.pt ou sed@cm-mealhada.pt . (A inscrição é necessária devido ao transporte dos participantes para o ponto inicial do percurso).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE