Câmaras

Mealhada, Penacova e Mortágua com programação cultural em rede no património (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-05-2021

Os municípios de Penacova, Mealhada e Mortágua vão promover dois programas culturais em rede que valorizam o património comum e cujo financiamento europeu é superior a meio milhão de euros. Os três municípios apresentaram hoje o programa junto aos moinhos de Portela de Oliveira, com uma vista privilegiada sobre os territórios.

PUBLICIDADE

Na conferência de imprensa, em Penacova, autarcas dos três concelhos envolvidos realçaram que as atividades a desenvolver em conjunto, ao longo de um ano, visam dinamizar as praças das aldeias e promover o património e os sítios ligados ao tema das invasões francesas.

Com a realização do ciclo “Noites de verão – Praças com vida: cultura, património e animação”, um investimento de cerca de 288 mil euros, as três autarquias prometem “dar vida às praças das aldeias, jardins e centros históricos, com artes de rua, cinema, música, teatro, folclore e marionetas”.

PUBLICIDADE

“Marcos históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco” é o tema do segundo programa cultural em rede, que “tira partido desse património comum que é o Bussaco e a sua história, nomeadamente no que à terceira invasão francesa diz respeito”, afirma em comunicado a Câmara da Mealhada.

Neste caso, o investimento ascende a 255 mil euros e “inclui um conjunto de ações que remetem para os dias que antecederam a Batalha do Bussaco, a 27 de setembro de 1810, para o campo de batalha e para a retirada das tropas”, através destes municípios vizinhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a realização itinerante de diversas atividades, as três autarquias pretendem reforçar a cooperação intermunicipal “que tem permitido valorizar e aprofundar a riqueza do território e da história” em torno do Buçaco, segundo o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, anfitrião da sessão de apresentação, que decorreu no Núcleo Molinológico da Portela de Oliveira.

 

Humberto Oliveira disse à agência Lusa que os dois programas em rede deverão ajudar “muitas associações culturais a retomar a atividade normal”, interrompida durante a pandemia da covid-19.

“Já cá tínhamos a serra e a história. Foi necessário potenciar estes produtos e é o que temos vindo a fazer”, afirmou, por sua vez, o presidente do município de Mortágua, Júlio Norte, que enalteceu o contributo do Exército Português e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM).

 

Em setembro, realiza-se a Semana Napoleónica, com recriações históricas, passeios encenados e espetáculos, mas o programa começa já no sábado com a estreia, nos três municípios, do documentário “A primeira linha de Wellington”, de Paulo Fajardo.

No mesmo fim de semana, Penacova acolhe a primeira mostra gastronómica de 1810, com a adesão de vários restaurantes, segundo o vereador João Azadinho, da Câmara local.

Já Nuno Canilho, vereador da Câmara da Mealhada, salientou que o projeto “foi pensado numa vertente de itinerância e de continuidade, de forma a gerar a permanência, a pernoita no território, para que se possa, verdadeiramente, falar de turismo” em torno da temática das invasões francesas.

 

Também o secretário executivo da CIM da Região Coimbra, Jorge Brito, reiterou à Lusa a importância de “trabalhar este produto turístico de forma estruturada.

Está a ser instalada sinalética nos 19 municípios da CIM para que os visitantes, apoiados por um roteiro, possam localmente “descobrir factos históricos e curiosidades” sobre as invasões napoleónicas, explicou Jorge Brito.

“Em cada município da Região de Coimbra, o turista irá encontrar o conjunto de totens, assinalados neste mapa, onde em breve poderá ainda ativar uma experiência de realidade aumentada que enriquecerá o seu périplo pela região, proporcionando uma autêntica viagem ao tempo”, sublinha a CIM, num documento sobre o projeto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE