Coimbra

Mealhada: obra ferroviária continua a gerar polémica

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-08-2020

A coligação “Juntos pelo concelho da Mealhada” (Centro-Direita) estranha que Rui Marqueiro (PS) haja retirado, esta semana, da agenda de uma reunião da Assembleia Municipal a homologação da declaração de interesse municipal na concordância das linhas ferroviárias do Norte e da Beira Alta.

PUBLICIDADE

Para Hugo Alves Silva (PSD), “o recuo” da Câmara bairradina no tema da nova linha ferroviária gera um impasse que se assemelha ao do bloqueio da obra do futuro aeroporto de Lisboa.

PUBLICIDADE

Segundo o vereador social-democrata, Rui Marqueiro lançou acusações de mentira sobre agentes do Poder Central e membros da empresa Infra-estruturas de

Portugal, declarando-se enganado, há sete anos, acerca de obras na estação da Pampilhosa.

PUBLICIDADE

Ao confessar espanto perante a alegada “insensatez política socialista na Câmara”, Hugo Silva remeteu para uma proposta da coligação no sentido da apresentação de um caderno de contrapartidas.

“Pedimos adiamento para se poder negociar e, mesmo assim, teimaram em aprovar a declaração de interesse municipal”, assinalou o edil.

Para os vereadores Hugo Silva, Sónia de Almeida e Sara Ferreira, a ausência de discussão pública e de avaliação de impacto ambiental gerou a revolta e a incompreensão da população, que acusa a Câmara, segundo estes autarcas, de ter escondido o tema durante mais de 13 meses e de não haver defendido os interesses concelhios.

Há três semanas, a coligação “Juntos pelo concelho da Mealhada” fizera depender da satisfação de 13 pontos reivindicativos o seu voto favorável à aprovação de uma declaração de interesse municipal na concordância das linhas ferroviárias do Norte e da Beira Alta.

Avesso à secundarização da estação da Pampilhosa, o vereador Hugo Silva disse, em conferência de Imprensa, que o Governo, as entidades nacionais com responsabilidade na ferrovia e os autarcas têm de perceber que, no concelho da Mealhada, “não há silêncio cúmplice”.

A construção de um novo pontão rodoviário para ligar Pampilhosa e Canedo, “reforço imediato das condições de serviço da CP”, remodelação da estação da Pampilhosa e requalificação da do Luso são quatro dos 13 pontos reivindicativos da coligação de Centro-Direita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE