Coimbra

Mealhada aumenta orçamento municipal para 2021 para 24,2 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-12-2020

A Câmara da Mealhada, no distrito de Aveiro, aprovou hoje o orçamento para 2021 no valor de 24,2 milhões de euros, crescendo o investimento três milhões relativamente ao anterior exercício, anunciou a autarquia.

PUBLICIDADE

Rui Marqueiro

Entre as intervenções previstas para o próximo ano, destaque para a construção dos novos paços do concelho, com uma dotação de dois milhões para 2021 e mais quatro milhões até 2023, e para a requalificação do centro histórico, intervenção urbanística calculada em um milhão de euros. 

De acordo com uma nota divulgada hoje pela autarquia liderada por Rui Marqueiro (PS), o plano prevê ainda a requalificação da Piscina Municipal da Mealhada, no valor de 1,3 milhões de euros e a construção de um parque de estacionamento, estimado em 690 mil euros. Espera-se ainda a conclusão do Mercado Municipal, para o qual estão estipulados 1,1 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Entre outras obras previstas, está também a construção da Casa da Juventude, em Ventosa do Bairro, para a qual estão reservados 250 mil euros, a requalificação do Bairro Social da Póvoa, que custará 580 mil euros, a finalização da Escola Secundária, onde serão aplicados 915 mil euros, e a aquisição da Quinta do Murtal por meio milhão de euros. 

O executivo realça que vários investimentos previstos para as freguesias vão arrancar em 2021, ano em que “grande parte da obra [ficará] concretizada”, nomeadamente no Luso, na Pampilhosa, em Barcouço e na Vacariça. 

PUBLICIDADE

publicidade

Especificamente para a Mata Nacional do Bussaco estão previstas, nos próximos anos, obras de reparação das garagens do ‘Palace’ (960 mil euros) e de recuperação do ‘Chalet’ de Santa Teresa e ermidas residenciais.

Em 2021, Mealhada apostará num “sistema inovador de recolha de resíduos”, orçamentado em 1,1 milhão de euros, e investirá 655 mil euros no abastecimento de água na ligação dos sistema em alta e em baixa. Em viadutos e arruamentos em todo o concelho serão gastos 2,3 milhões de euros. 

Citado na nota divulgada, Rui Marqueiro afirma que o orçamento para o próximo ano procura “o incremento do investimento tendo em conta a inapropriadamente chamada bazuca, bem como o novo período de programação”, caracterizando-se por “um saudável equilíbrio financeiro”.

O presidente da Câmara da Mealhada avança também que, no contexto de combate à pandemia, o apoio a instituições particulares de solidariedade social, associações de bombeiros e comunidade continuará, em 2021, “enquanto tal se justificar”. Em 2020, o município despendeu um milhão de euros em testes, equipamentos de proteção individual, subsídios e ações de informação relacionadas com a covid-19. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE