Coimbra

Mealhada acolhe Fórum para as Artes na Educação das Escolíadas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-01-2020

A Associação Escolíadas realiza, no dia 14 de fevereiro, o primeiro Fórum para as Artes na Educação, que reunirá, no Cineteatro Messias, Mealhada, “decisores políticos e representantes de escolas estrangeiras e nacionais”, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“O dia dos namorados em 2020 vai lançar as pedras basilares para casar as artes e a educação”, refere a associação com sede na Mealhada, responsável pela organização anual de um concurso artístico interescolar que abrange os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

O primeiro Fórum para as Artes na Educação tem como principal objetivo “dar voz e destaque” à importância da inclusão das artes nos sistemas de ensino.

PUBLICIDADE

“No fim do Fórum, será apresentada uma carta de recomendações, escrita pelos alunos de Portugal, Espanha e Itália, onde estes propõem formas de incluir as artes na educação, que será entregue aos respetivos governos e à comunidade europeia”, garantem os organizadores.

O encontro decorre no âmbito do ArtCamp, um projeto Erasmus+, promovido pela Associação Escolíadas, sendo apresentado como “o culminar de um trabalho intenso de debate e desenvolvimento de estratégias” das escolas participantes: a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Portugal), o IES Ibarrekolanda BHI (Espanha), o Liceo Classico Linguistico Manzoni (Itália) e as associações Specchio Magico (Itália) e Associação Escolíadas (Portugal).

PUBLICIDADE

publicidade

O Fórum será antecedido, no dia 13 de fevereiro, por um espetáculo que junta as criações artísticas das escolas participantes, intitulado ArtCamp Show.

“Todos os trabalhos apresentados foram criados especialmente para este projeto, e partem da pesquisa da herança cultural em cada escola”, refere a associação.

A entrada é livre e o espetáculo decorrerá em inglês.

“O projeto ArtCamp, que começou em outubro de 2018 e termina em fevereiro de 2020, tem por objetivos potenciar o empoderamento, a participação e a cidadania ativa dos jovens através da inclusão das artes na educação”, garantem os organizadores.

Com sede na Mealhada, a Associação Recreativa Cultural Escolíadas tem como missão apoiar a prática de atividades artísticas desenvolvidas por grupos de alunos e professores, “fornecendo os meios técnicos necessários à sua concretização, promovendo a cidadania e o espírito de grupo, difundindo a cultura e a arte numa região onde os meios e a atividade cultural escasseiam”.

Em 1990, ainda enquanto grupo informal de jovens, criou o evento cultural Escolíadas, destinado a estudantes do ensino secundário, projeto que se mantém até aos dias de hoje, denominado Escolíadas Glicínias Plaza.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE