Câmaras

Manuel Machado manda limpar rio de Ricardo Rodrigues

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-07-2014

A  Câmara Municipal de Coimbra informa-nos que  Presidente Manuel Machado assinou ontem o contrato da empreitada de “Limpeza, Regularização e Desassoreamento do Rio dos Fornos a Jusante do IC2 até à Foz”, “um género de intervenção que já não se realizava há mais de duas décadas”.

PUBLICIDADE

O início da empreitada está previsto para o próximo dia 11 de agosto, dispondo a empresa que efetuará os trabalhos de 60 dias para a respetiva conclusão.

No dia 11 de agosto será também assinado o auto de consignação da obra à MaterTorres Materiais de Construção, Lda., que irá receber 37.086 euros (com IVA) pela empreitada. Note-se que, aquando da abertura deste concurso por ajustes direto, o preço base era de 47.011 euros (com IVA).

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC adianta que a empreitada “visa minimizar os impactos decorrentes de episódios cíclicos de inundações/cheias nos terrenos marginais do Rio dos Fornos, no seu atravessamento pelo território da União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela”, presidida por Ricardo Rodrigues, que denunciou este caso na Assembleia e na Câmara Municipal de Coimbra.

“Estas inundações provocam danos em bens particulares e públicos, por se tratar de um troço do rio que confina com terrenos agrícolas e habitações situadas a cotas muito próximas dos níveis de cheia. São ainda recorrentes os cortes de vias de acesso envolventes em dias de maior pluviosidade”, relembra a nota informativa da autarquia.

PUBLICIDADE

De acordo com a autarquia, a causa principal do deficiente funcionamento hidráulico deste troço da bacia do Rio dos Fornos é a falta de manutenção do leito, nomeadamente a regularização e desassoreamento, o aumento de secção nos estrangulamentos, a presença de lenha e lixo na linha de água e o corte de árvores marginais

A Câmara Municipal de Coimbra assegura que candidatou esta empreitada ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos, na expetativa de obter apoio financeiro. “No entanto, dada a falta de resposta por parte dos responsáveis deste fundo e face à urgência da obra, a autarquia decidiu avançar, suportando a totalidade do custo da mesma”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE