Coimbra

Manuel Machado diz à ministra que repense a maternidade e não ceda ao preconceito

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-11-2020

O presidente da Câmara de Coimbra apela à ministra da Saúde e ao Conselho de Administração do CHUC “que repensem e que se expliquem” acerca da nova maternidade no perímetro dos HUC e insta o Governo a construir a infraestrutura em terrenos do Estado, junto ao Hospital dos Covões, por motivos orçamentais.

PUBLICIDADE

Manuel Machado reafirma que o Plano Diretor Municipal de Coimbra impede mais construções numa área já “saturada, com construção a mais e roturas graves nas acessibilidades” como Celas.  Acrescenta que a Câmara está, com a Universidade e o Polo III, “a tentar regularizar em harmonia um conjunto de problemas que existem nas acessibilidades, quer para visitas quer para doentes.”

PUBLICIDADE

“A zona do Hospitais da Universidade está absolutamente intransitável e já nem falo nas condições de segurança, que em caso de sinistro obriguem a ações de emergência” – disse Manuel Machado aos jornalistas, acrescentando que “não há nenhum racional que aconselhe a sobrecarregar o que já está altamente ocupado na envolvente hospitalar”.

O autarca socialista defende a localização na  “Quinta dos Vales, na outra margem do rio, onde  há espaço, condições e bom ambiente” e recorda que o “Hospital dos Covões foi construído para ser um hospital sanatório”  que “tem vindo a dar uma resposta ímpar no combate à covid-19”.

PUBLICIDADE

publicidade

Machado acrescenta peso financeiro à sua argumentação e recorda que, junto ao Hospital dos Covões, o sítio disponível “é do Estado, tem componentes relevantes e capacidade de resposta”.

Não há, segundo o presidente da Câmara de Coimbra, “nenhuma razão que justifique não ir para o outro lado do rio, a não ser o preconceito. Há décadas, a margem esquerda era o “Japão”: não era considerada como território da cidade, mas os arrabaldes. A cidade evoluiu – admite-  as pessoas compreendem isso e urge de resolver a questão da maternidade.

“Não é uma questão recente e foi sempre a parente pobre das instalações hospitalares em Coimbra” disse, recordando” já ter lido, nos jornais da cidade, a data da inauguração ao longo dos últimos dez quinze anos” e mencionado “milhões. Tudo está estruturado e não está nada feito.”

Para além de se estar a adiar a segurança e o bem estar humano na maternidade, o  que se está a correr o risco de acabar é a medicina humanista ainda pioneira em Coimbra”.

Veja o vídeo da entrevista em direto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE