Coimbra

CGPT denuncia em Coimbra “aproveitamento” da crise pelos empregadores (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-02-2021

“Viemos denunciar o que está a acontecer aos trabalhadores no país, não só os problemas de saúde e do confinamento, mas também muito aproveitamento por parte de entidades empregadoras, que de certeza não são aquelas que passam mais dificuldades, sejam públicas ou privadas” denunciou hoje, entrevista ao Notícias de Coimbra, o sindicalista da CGTP, Mário Nogueira, durante uma manifestação em frente à Segurança Social que terminou junto à delegação de Coimbra das Autoridade para as Condições de Trabalho.

PUBLICIDADE

Mário Nogueira, também dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) , acusa” algumas entidades empregadoras de se aproveitarem da situação para pôr em causa os empregos e os rendimentos das pessoas, direitos que afirma que não estão confinados e por isso é necessário continuar a afirmá-los.

Como dirigente da Fenprof, afirma que hoje os professores estão numa situação difícil para chegar aos alunos todos; em que é difícil trabalhar com os alunos à distância, e o que mais a Federação mais deseja é poder voltar ao regime presencial, esclarece. “Existem quer professores quer alunos sem computadores nem Internet, e como não existem equipamentos adequados que sejam do próprio Governo, muitos professores foram obrigados a adquirirem equipamentos e ligações à Internet capazes de aguentar as plataformas com que trabalham”. Mário Nogueira refere que existem situações em que é ambos os elementos de um casal são professores, com filhos a estudar, e não é fácil ter quatro ou cinco computadores em casa.

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre as condições nas escolas para a reabertura do ensino presencial, relembra que os níveis de novas infeções atingiram máximos e assim que as escolas fecharam esses níveis diminuíram, “ninguém tem dúvidas da insuficiência de condições nas escolas, a falta de distanciamento nas salas de aulas, a falta de limpeza adequada porque não há trabalhadores suficientes para a fazer, o facto de não haver testes nas escolas de cada vez que existiam novas infeções, foram fatores para aquilo que aconteceu”. Mário Nogueira acredita que o Governo prepara a reabertura das escolas sem que tenham sido criadas as condições para isso. “ Se as condições não forem feitas, corremos o risco de estragar tudo aquilo que foi feito até agora”.

A manifestação decorreu em frente ao edifício da Segurança Social, em Coimbra, com a presença de sindicatos de setor da Hotelaria, Educação, Enfermeiros, dos Trabalhadores em Funções Públicas, entre outros. A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) convocou hoje várias manifestações de diversos sindicatos em vários locais em Coimbra, como noticiou o NDC, bem como noutros pontos do país, numa Jornada Nacional de Luta. Veja os videos dos diretos Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE