Portugal

Mais de 1250 ataques por cães registados pela polícia este ano

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2022

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) registaram mais de 1250 ataques por cães este ano, o que dá uma média de quatro casos por dia.

PUBLICIDADE

De acordo com o Correio da Manhã, a PSP registou 834 ocorrências de mordeduras de canídeos entre 1 de janeiro e 10 de outubro, um número semelhante ao verificado em 2021. Já a GNR conta com 437 registos entre 1 de janeiro e 31 de setembro. Esta força policial distingue os ataques a pessoas (230) e contra outros animais (207). Neste caso, verifica-se um aumento do número de ataques contra pessoas, com mais 42 ocorrências.

Recorde-se que quem tem animais de companhia tem que cumprir algumas regras. No caso dos cães têm que ter microchip, registo na junta de freguesia do dono e o boletim sanitário atualizado (vacina antirrábica). Na rua, devem estar com trela (máximo 1,5m de comprimento). No caso de cães de raça potencialmente perigosa, devem ter um microchip/transponder, devem usar sempre açame quando circulam na via pública e têm que ser conduzidos por uma pessoa com mais de 16 anos. A trela não pode ultrapassar um metro. Têm de ter licença, seguro de responsabilidade e vacinas.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE