Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo

Maioria dos internados não estão vacinados contra a covid-19

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-01-2022

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que quase 90% dos internados com a doença da covid-19 em cuidados intensivos não receberam a vacina, tendo reforçado o apelo para que as pessoas se vacinem.

PUBLICIDADE

António Lacerda Sales indicou também que cerca de 60% dos internados nas enfermarias dos hospitais nacionais também não foram vacinados.

O governante falava aos jornalistas em Coimbra, à margem da cerimónia de receção aos médicos internos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Este é o melhor indicador para fazer este apelo à vacinação”, sustentou Lacerda Sales, comparando de seguida os números atuais com os de há um ano.

Atualmente contabilizam-se “menos de um terço nos internamentos convencionais, menos de um quarto em unidades de cuidados intensivos e, felizmente, menos de um quinto em termos de óbitos”, enumerou.

O governante apelou também para a testagem, outra das formas de isolar e combater a pandemia e salientou a capacidade de testagem do país à covid-19, através das mais de 1.400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais de testagem.

PUBLICIDADE

Salientando que Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados, mais de 26 milhões até hoje, Lacerda Sales enfatizou que só na quinta-feira, dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.

“Temos capacidade de testagem, temos testes, muitas instituições a testar, pelo que queremos que as pessoas se testem, porque é muito importante para controlarmos estas crise sanitária”, disse.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apelou ainda à população para não se dirigir aos hospitais e às urgências para realizarem testes covid-19, “porque tendo esta capacidade de testagem noutros locais poderão libertar o tempo aos profissionais de saúde para situações mais graves”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com