Região

Maiorca celebra I Capítulo da Confraria do Arroz Doce

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-10-2021

A Vila de Maiorca assistiu no sábado, dia 30 de outubro, à celebração do I Capítulo da Confraria do Arroz Doce de Maiorca, fundada a 20 de maio de 2020.  

PUBLICIDADE

Do programa, composto por vários momentos, destaca-se a cerimónia de entronização de dezasseis confrades, realizada na sede da União Filarmónica Maiorquense (UFM), na qual marcaram presença representantes de Confrarias de vários locais do país, da presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Olga Cavaleiro, do presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, do Presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, Rui Ferreira, e da vereadora das Coletividades, Olga Brás, a qual congratulou a Confraria do Arroz Doce de Maiorca por ter  “chamado a si a nobre tarefa de promover e divulgar o arroz doce de Maiorca, um produto tradicional que é motivo de orgulho para todo o concelho“.  

A edil salientou que o arroz doce de Maiorca está “com origem e proveniência em fase de certificação “e que Maiorca tem “um potencial cultural, histórico e turístico que ninguém pode fingir ignorar “. 

PUBLICIDADE

Fazendo um paralelo com a época em que o arroz doce tinha um papel fundamental nos casamentos, a edil referiu que “o arroz doce de Maiorca casa muito bem com o cartaz turístico concelhio e contribui para a credibilidade da região enquanto destino gastronómico de eleição. “ 

Olga Brás fez questão de fazer menção à função que o arroz doce tem tido em Maiorca, enquanto fonte de “receita recorrente para várias instituições e associações “, como o caso da Casa do Lavrador.  

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma honra que um singelo prato de arroz doce consiga atingir tantos objetivos “sublinhou Olga Brás que disse ainda que a Confraria do Arroz Doce de Maiorca “merece todo o nosso apoio, o apoio do Município da Figueira da Foz, dos cidadãos do concelho e, claro, das restantes Confrarias e da FPCG“.   

A iniciativa contou ainda com uma missa, um desfile dos estandartes das várias confrarias e coletividades presentes – acompanhado da Banda da UFM, e um almoço convívio.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE