Região

Maior tília do país cai em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 03-09-2023

A velha Tileira, árvore imponente com 100 anos, que inspirou o poeta Adelino Costa Gonçalves, num poema, não resistiu ao mau tempo e acabou por ceder às fortes rajadas de vento que se fizeram sentir na noite de sábado, 2 de setembro.

PUBLICIDADE

A árvore de grande porte, junto à Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, “quebrou pela base”, adiantou, ao Notícias de Coimbra, o presidente da Câmara Municipal, referindo que se trata da “maior tília do país”.

Não há registo de feridos, sublinhou José Francisco Rolo, referindo que “poderia ter sido uma catástrofe”.

PUBLICIDADE

O autarca lamenta “a perda de um ícone nacional, de um dos símbolos da cidade, muito importante para os oliveirenses”, referindo que “era uma árvore centenária, classificada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, de interesse público. Era um símbolo de Oliveira do Hospital”.

José Francisco Rolo referiu que será feita agora “uma reorganização paisagística nesta zona”, recordando “que há 15 dias a tília foi alvo de uma vistoria do ICNF “. “Nada fazia prever isto”, acrescenta.

PUBLICIDADE

publicidade

O Município dá conta na sua página do facebook que “Oliveira do Hospital ficou mais pobre com o desaparecimento daquela que era considerada como a Tília mais antiga de Portugal”, sublinhando que “a queda da árvore icónica, no adro da Capela dos Ferreiros, que ocorreu por volta das 21:00, em consequência de uma intempérie, representa de facto uma grande perda para o Município de Oliveira do Hospital e para os Oliveirenses”.

São vários os comentários a esta perda para este concelho do distrito de Coimbra: “Espero que o Município honre o seu legado e plante o mesmo número de tílias quanto a sua idade”;

“A centenária árvore que tantas saudades nos vai deixar”. “Aqui está uma velha tileira que merece a homenagem do município de Oliveira. É a marca de várias gerações”.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE