Câmaras

Machado sonha com funicular entre a Alta e a Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-12-2013

O presidente da Câmara de Coimbra afirmou hoje que está a estudar a hipótese de ligar a Baixa à Alta através de um funicular ou elétrico que funcione entre o Parque Verde e a Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Queremos uma ligação entre a Alta e a Baixa”, afirmou Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, referindo que está a ser elaborado um estudo para uma ligação entre as duas zonas da cidade, a partir do Parque Verde, estando a sua implementação também dependente dos custos que poderá ter.

PUBLICIDADE

Coimbra tem de “encontrar alternativas para a mobilidade urbana”, de forma a diminuir o tráfego automóvel na zona histórica da cidade, defendeu o presidente da Câmara, hoje à tarde, à margem da reativação do Elevador do Mercado, que liga o Mercado D. Pedro V à Rua Padre António Vieira.

O elevador, que tinha deixado de funcionar a 30 de abril de 2013, custou cerca de 25.000 euros a ser reativado, com a gestão a regressar aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e a manutenção, com um custo anual de 5.387 euros, a cargo da empresa Schmitt.

PUBLICIDADE

O elevador tinha sido inaugurado a 23 de novembro de 2001, num dos últimos atos de Manuel Machado enquanto presidente da Câmara, antes de regressar ao executivo em setembro deste ano.

“A paragem do elevador custou paciência, custou às pessoas que tiveram de subir a pé” e “afetou a forma como se encara a mobilidade na cidade”, referiu Manuel Machado.

O presidente da Câmara de Coimbra avançou também com a hipótese de se criar “uma linha-museu”, em que se utilizariam os elétricos restaurados dos SMTUC para uma linha que passaria pelo Parque Manuel Braga, Polo II, Exploratório e Parque Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE