Cidade

Machado manda 1 milhão para as freguesias

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-05-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra irá analisar e votar os planos de obras para 2016 de 13 juntas e uniões de freguesias, que implicam a transferência de um total de 959.575,62 euros do Município para estas autarquias.

PUBLICIDADE

manuel_machado

Os planos de obras inserem-se nos Contratos Interadministrativos de Delegações de Competências nas juntas e uniões de freguesias.

PUBLICIDADE

Almalaguês, Brasfemes, Cernache, Sto. António dos Olivais, São João do Campo, São Silvestre e Torres do Mondego são as freguesias que fazem parte deste conjunto. Já entre as uniões de freguesias, contam-se Antuzede e Vil de Matos, Assafarge e Antanhol, Eiras e São Paulo de Frades, São Martinho de Árvore e Lamarosa, São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, e Taveiro, Ameal e Arzila.

Com 193.230 euros, a Junta de Freguesia de Sto. António dos Olivais é a autarquia com o maior volume de financiamento. Os quase 200 mil euros permitirão construir passeios na Rua Brigadeiro Correia Cardoso, reparação das Fontes de Celas e Fonte da Cheira, requalificação dos passeios na Rua Fernando Namora, reparação de escadas na Calçada do Gato junto à Fonte, construção de passeios na Rua Bernardim Ribeiro, reabertura do caminho pedonal que liga a Rua da Arregaça à Fonte do Castanheiro, 2ª fase da execução de valetas no Casal do Lobo e Cova do Ouro, 2ª fase da requalificação da Rua Octaviano de Sá, requalificação de pequenas travessias na freguesia (Rua de Angola com a Praça Heróis do Ultramar e Rua António Feliciano Castilho com a Avenida Fernando Namora), e requalificação da rua que circunda a Praceta Padre José Anchieta.

PUBLICIDADE

publicidade

A seguir aos Olivais, a união de freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades apresenta o segundo plano de obras de maior valor (119.217 euros). Este inclui: 3ª fase da requalificação do cemitério de S. Martinho do Bispo, construção de parque infantil na Rua da Moura – Alqueves, construção de parque geriátrico na Rua do Chafariz, pavimentações da Rua do Santiago – Ribeira de Frades, do Largo do Rossio – Ribeira de Frades, da Rua Fonte dos Carvalhos – Casas Novas, requalificação dos passeios na Rua Eng.º Araújo Vieira e Av. Nova – S. Martinho do Bispo, da Rua 15 de agosto (parte) – Ribeira de Frades, da Rua das Cruzes – S. Martinho do Bispo, do parque de estacionamento do campo de futebol do E. A. C. – S. Martinho do Bispo, construção de muro e alargamento da Rua Manuel Arede – S. Martinho do Bispo, de muro e alargamento da Rua Boca dos Barreiros – Póvoa, requalificação da Fonte do Gorgulão – Bencanta, do Largo da Espadaneira, junto ao Apeadeiro, construção de cobertura, junto à capela do cemitério de S. Martinho do Bispo e construção de casa/capela mortuária – Ribeira de Frades.

O terceiro plano de obras de montante mais expressivo é o da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, com 102.688,62 euros. O mesmo abarca: pavimentação da rua adjacente da Rua Montargil, Vale do Seixo, Eiras, execução de passeios na Rua Montargil, Eiras, requalificação de passeios e passagem superior sobre ribeira, Estrada Principal do Jardim, São Paulo de Frades, execução de valetas com sumidoiros no acesso ao Largo 25 de Abril, Dianteiro, execução de passeios e encaminhamento de águas pluviais na Rua Arnaldo Simões Januário, Bairro da Liberdade, execução e requalificação de passeios na Rua de Vale de São Miguel, Bairro de São Miguel, execução de Valetas com Sumidouros, Paredes, construção de muro na Rua do Tiago, Lordemão, execução de Valetas com sumidouros na Estrada Principal de Lôgo de Deus, encaminhamento de águas pluviais na Rua de Lordemão de Baixo, requalificação de passeios/estacionamentos, na Estrada de Eiras, Bairro de Santa Apolónia.

Ainda no que diz respeito ao valor total de obras financiadas, Almalaguês conta com 65.372 euros, Brasfemes, 34.683 euros; Cernache, 69.038 euros; São João do Campo, 27.967 euros; São Silvestre, 26.789 euros; e Torres do Mondego, 54.009 euros. Nas uniões de freguesias, Antuzede e Vil de Matos têm previsto 68.937 euros; Assafarge e Antanhol, 74.801 euros; São Martinho de Árvore e Lamarosa, 54.148 euros; e Taveiro, Ameal e Arzila, 68.696 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE