Desporto

Luis Rubiales suspenso por três anos pela FIFA

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 30-10-2023

O antigo presidente da Real Federação de Futebol Espanhola (RFEF) Luis Rubiales foi hoje suspenso por três anos de toda as atividades relacionadas com futebol, tanto a nível nacional como internacional, anunciou a FIFA.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o Comité Disciplinar do organismo, refere que Rubiales, que inicialmente foi suspenso por 90 dias, na sequência de um beijo não consentido à jogadora Jenni Hermoso na final do Mundial feminino de futebol, “violou o artigo 13 do código de disciplina”.

A FIFA esclarece que Rubiales já foi notificado da decisão e pode recorrer para o Comité de Apelo.

PUBLICIDADE

O organismo máximo do futebol mundial reitera “o compromisso absoluto em respeitar e proteger a integridade de todos e garantir o respeito pelas regras básicas de conduta”.

A final do Mundial feminino de futebol, disputada em 20 de agosto, ficou marcada pelo beijo na boca que o então presidente da RFEF deu à jogadora Jenni Hermoso, durante as celebrações da vitória espanhola (1-0 À Inglaterra) no estádio de Sydney, e que a avançada tem reiterado não ter sido consentido.

PUBLICIDADE

publicidade

O comportamento de Rubiales valeu-lhe a abertura de processos disciplinares pelo Tribunal Administrativo do Desporto de Espanha e por parte da FIFA, que o suspendeu do cargo durante 90 dias.

A jogadora apresentou, por seu turno, uma queixa na justiça por agressão sexual de Rubiales, que inicialmente recusou demitir-se da RFEF, mas acabou por fazê-lo em 10 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE