Região

Luís Antunes defende a construção de uma alternativa à Estrada da Beira

António Alves | 11 meses atrás em 25-06-2023

O presidente da câmara da Lousã, Luís Antunes, defendeu este sábado, 24 de junho, uma alternativa à Estrada Nacional 17 (Estrada da Beira). Para o autarca, é necessário “dar passos ainda mais efetivos” para encontrar essa solução, bem como “concretizar o Nó dos Pegos na Variante à 342”.

PUBLICIDADE

No discurso realizado na sessão do Feriado Municipal, que teve lugar na Sala polivalente do Museu Carlos Reis (Casa da Lagartixa), foi ainda lembrado que o objetivo maior do executivo municipal passa por concretizar “a entrada em funcionamento do Sistema de Mobilidade do Mondego no Verão de 2024”.

Aproveitando a presença na sala da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o presidente da câmara lousanense fez um balanço do valor obtido com as candidaturas aprovadas ao último quadro comunitário – 12 milhões de euros. “Neste ciclo de apoios comunitários que se encaminha para o final, o Município da Lousã, beneficiou de um valor global de 36 milhões de euros. 24 milhões relativos a projetos em que participamos ou que são aplicados no Concelho por outras entidades, como por exemplo através da APIN que já aqui realizou investimentos de 2,5 milhões de euros”, disse.

PUBLICIDADE

Do caderno de encargos enumerado no seu discurso, Luís Antunes deu destaque à requalificação da Escola Secundária (candidatura em análise e com um valor global de 7,9 milhões de euros) e a construção do segundo edifício do Centro de Saúde (aguardam aviso no âmbito do PRR). “Vamos também realizar a implementação de projetos no âmbito da transição energética e mitigação das alterações climáticas e a qualificação da Zona Empresarial do Padrão e dar continuidade ao apoio à instalação de novas unidades”, frisou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o discurso de Luís Antunes

PUBLICIDADE

publicidade

 

A presidente da Assembleia Municipal, Ana Ferreira, recordou o trabalho conjunto entre o município e as juntas de freguesias que “proporcionam condições únicas para quem aqui vive, para quem nos visita e quem aqui investe”. “É verdade que o caminho é longo e desafiante, mas também é verdade que assistimos a um caminho de crescimento no concelho”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ana Ferreira

 

No Feriado Municipal da Lousã, onde também discursaram o presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra Emílio Torrão e a ministra Ana Abrunhosa, foram entregues cinco medalhas de mérito. J. Carranca Redondo, Lda (Licor Beirão), A Voz de Serpins, António Simões Lopes, Sucrs, Lda, Alcides Martins e Michel Coll receberam as medalhas e diplomas aprovados por unanimidade em reunião do executivo.

Carregue na galeria com os homenageados da sessão

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE