Coimbra

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram a Beira Serra ao mundo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-06-2018

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas artes. 

PUBLICIDADE

O festival decorre no Parque de Campismo de São Gião – Oliveira do Hospital, de 21 a 24 de Junho e já tem a presença confirmada de público oriundo de 25 países.

Luís Antero e Tiago Cerveira juntam-se assim aos artistas internacionais e apresentam nesta edição do Festival Orbits uma cartografia sonora e visual da Beira Serra, pré-incêndios de Outubro de 2017.

PUBLICIDADE

A dimensão sensitiva do nosso território, assim como o sentimento de pertença dos dois artistas a este pedaço de terra, constituem a base de trabalho para a realização desta instalação, “a água que ininterruptamente nos murmura segredos ao ouvido, a terra que teimamos em pisar e viver ou as gentes que connosco partilham a alegria de aqui pertencer, formam o corpo artístico deste trabalho” revelam os oliveirenses.

A partir das fotografias de Tiago Cerveira e das gravações sonoras de Luís Antero, a Beira Serra mostra-se sensitiva e partilhada para com estes “exploradores dos tempos modernos” que vêm de países como por exemplo: Singapura, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Brasil, Japão, Austrália, e que estarão Oliveira do Hospital até dia 24 de Junho.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento já se mostrou sensível à tragédia dos incêndios que fustigou a quase totalidade  da área florestal do concelho.

Serão desenvolvidas ações que apoiem a reflorestação da zona envolvente ao parque de campismo de São Gião.

O festival que conta com uma programação musical “direcionada para o ‘techno’ e suas diversas vertentes, abrangerá ainda a eletrónica ambiental e experimental, artes visuais, instalações, performances, cenografia e outras áreas artísticas, numa experiência integrada entre público, comunidade local e natureza”, adianta a organização.

O seu compromisso e responsabilidade ambiental levou o Ministério do Ambiente a atribuir-lhe o Sê-lo Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE