Coimbra

Lousã/ USF Encerrada: Porta única do Centro de Saúde é considerada pela ARS um “circuito distinto” para as duas USF

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-08-2020

A infeção por covid-19 de uma funcionária levou hoje ao encerramento de uma das duas unidades de saúde familiares da Lousã, no Centro de Saúde local, onde as entradas e saídas de utentes se continuam a efetuar pela mesma e única porta, como se procedia antes da pandemia. A desinfeção do centro está programada para daqui a dois dias.

PUBLICIDADE

Centro de Saúde da Lousã continua em funcionamento, embora a USF Trevim Sol tenha encerrado devido ao caso de covid-19 num profissional de saúde de uma das Unidades de Saúde Familiares.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) divulgou hoje informação relativa ao acesso a esta USF que continua a funcionar, afirmando que tem “um circuito de acesso distinto, encontra-se a funcionar normalmente, sem prejuízo de vigilância pela autoridade de saúde”.

Em informação veiculada pela Agência Lusa, que cita a (ARSC), a unidade encerrada é a Trevim Sol, que funciona no rés do chão do edifício inaugurado há menos de dez anos.

PUBLICIDADE

A USF Serra da Lousã, que funciona no primeiro andar, está a funcionar normalmente, tendo os utentes que utilizar apenas as escadas interiores (cerca de três lances) que dão acesso ao hall geral do centro de saúde que tem porta única para a rua e que abre apenas pela metade e dá para um “cubículo” de vidro onde se cruzam todos os utentes, conforme constatou hoje no local o Notícias de Coimbra.

Hoje à tarde, não existia nenhuma indicação de circuitos de circulação num só sentido que separem as entradas e saídas pela porta principal do Centro de Saúde. A informação sobre o encerramento da USF Trevim Sol está afixada nessa mesma porta, que está fechada e tem de ser manuseada, sem que exista solução desinfetante para as mãos no exterior, apesar dos avisos de higienização pessoal inscritos nos papéis afixados.

PUBLICIDADE

publicidade

Centro de Saúde da Lousã tem só uma porta para entrada e saída dos utentes do concelho e abre apenas pela metade. ARS diz que USF Serra da Lousã, a funcionar no andar de cima, tem “um circuito de acesso distinto”.

No aviso aos utentes a USF Trevim Sol, coordenada pela médica Marília Pereira, comunica que “suspende a sua atividade assistencial, de 26 a 31 de agosto de 2020, por motivos de higienização das instalações”.

Numa nota enviada à agência Lusa, a ARS do Centro refere a existência de “um caso de covid-19 num profissional de saúde” da USF Trevim Sol, indicando que a situação foi confirmada pela Autoridade de Saúde do Pinhal Interior Norte.

“A atividade da USF, que se encontra instalada no Centro de Saúde da Lousã, está temporariamente suspensa por motivos de precaução, estando a autoridade de saúde a proceder às necessárias diligências, designadamente à testagem de contactos”, acrescenta.

A USF Trevim Sol vai manter-se “sem a consulta de atendimento permanente a funcionar, podendo os utentes recorrer ao Serviço de Atendimento Básico (SUB) do Centro de Saúde de Arganil”, segundo a ARS do Centro.

“No domingo, dia 30, esta consulta voltará a funcionar”, informa, indicando ainda que “a autoridade de saúde prevê que a USF Trevim Sol retome a sua atividade normal de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde na segunda-feira”, garante a ARSC.

Também a Câmara da Lousã divulgou hoje uma nota a informar que a USF foi “encerrada até novas indicações” depois de “um profissional ter testado positivo para covid-19”.

“Todos os profissionais desta unidade foram já testados, estando a aguardar-se os resultados”, adianta.

A autarquia confirma que a USF Serra da Lousã “encontra-se a funcionar normalmente, assegurando ainda alguns serviços essenciais da USF Trevim Sol, como tratamentos pré-agendados e consulta aguda”.

O concelho da Lousã regista oficialmente 23 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando a sua maioria já recuperados, havendo um ainda ativo, segundo informou a autarquia a Notícias de Coimbra.

A USF que agora encerra devido à infeção da profissional é a mesma onde se verifica a existência de utentes sem médico de família, alguns com avançada idade e a necessitar de consultas periódicas e prescrições de medidamentos.

Portugal regista mais duas mortes relacionadas com a covid-19 e 399 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) onde se lê que há mais 26 casos na Região Centro.

De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje, registaram-se 56.673 casos de infeção e 1.809 mortes em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE