Coimbra

Lousã planta 40 000 árvores. Espécies autóctones foram oferecidas pela E-REDES

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-03-2021

No âmbito de uma candidatura elaborada pelo Município da Lousã ao concurso “Preservar a Natureza”, promovido pela E-REDES, a Câmara Municipal recebeu 40 000 árvores autóctones que serão plantadas no Concelho até 23 de novembro do presente ano. 

PUBLICIDADE

Como forma de assinalar a receção destas espécies, que serão entregues gradualmente, hoje foi promovida a plantação de uma árvore no Parque Urbano e assinadas diversas cartas de compromisso com entidades do Concelho que assumirão a plantação destas árvores, nomeadamente com as quatro juntas de freguesia do Concelho, com os conselhos diretivos dos baldios da extinta Freguesia de Vilarinho, da Lousã, do Candal, da Cerdeira e do Catarredor. 

Estes acordos têm como objetivo tornar todo o processo de plantação e acompanhamento das espécies mais eficaz e eficiente.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Com o intuito de rearborizar a Lousã, serão recebidas no âmbito desta iniciativa 15 000 sobreiros “Quercus suber”, 12 500 medronheiros “Arbustus unedo” e 12 500 carvalhos portugueses “Quercus faginea”. 

PUBLICIDADE

As plantações realizadas no âmbito desta iniciativa serão visitadas no dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone. 

Esta oferta por parte da E-REDES integra o Plano de Investimento Social que envolve 14 municípios – Oleiros, Vila de Rei, Figueira da Foz, Seia, Castro Daire, Gouveia, Nelas, Lousã, Vouzela, Tondela, Vila de Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Leiria e Mação – e numa iniciativa com valor global de 250 mil euros, tendo os municípios sido selecionados conforme decisão de um júri constituído pela E-REDES e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Com esta iniciativa a Autarquia e os seus parceiros estão a prestar um contributo relevante para a recuperação da biodiversidade e mitigação das alterações climáticas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE