Região

Lousã: Mel e castanha são os principais ingredientes da “maior feira de outono” da região

António Alves | 6 meses atrás em 02-11-2023

A 32.ª edição da Feira do Mel e da Castanha da Lousã tem lugar entre os dias 17 e 19 de novembro. Nestes dias, os visitantes podem contar com a presença de mais de duas dezenas de produtores de mel e da castanha da região e mais dois espaços para a degustação de produtos regionais e da rica gastronomia local. “É a melhor feira de outono da região”, disse o presidente da câmara Luís Antunes.

PUBLICIDADE

O certame decorre no Parque Municipal de Exposições da Lousã, a que se juntam duas tendas denominadas “Praça dos Sabores” e “Praça da Gastronomia”. Ao todo, são mais de 7-000 metros quadrados de área expositiva.

No espaço principal, vão marcar presença 20 produtores de mel DOP Serra da Lousã e 25 vendedores de produtos endógenos (castanha, nozes, avelãs e pequena doçaria local). Está prevista a participação de associações e entidades do concelho e da região, bem como da comunidade escolar.

PUBLICIDADE

Na Praça dos Sabores, é onde terão lugar os espetáculos integrados na feira. Eduardo Madeira e o dj “Pôr do Sol à Portuguesa” (sexta-feira, 17 de novembro), HMB e dj RFM Pedro Simões (sábado, 18 de novembro) e Augusto Canário e Amigos (domingo, 19 de novembro) são os principais atrativos de um certame onde está prevista a realização de momentos musicais e de teatro itinerantes.

Para Luís Antunes, presidente da câmara, este evento cumpre o objetivo traçado pelo município desde a 1.ª edição: “valorizar as potencialidades naturais da Lousã e incentivar à produção de dois produtos endógenos como são o mel e a castanha”.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luís Antunes

Na Praça da Gastronomia, vão estar 5 tasquinhas representantes das freguesias com o apoio das associações locais. Um dos destaques vai para o “Menu Chanfana”, servido pelo preço de 14 euros, e que tem sido um sucesso desde a sua criação no ano de 2018.

Ana Paula Sançana, diretora da Cooperativa Lousãmel, mostrou-se satisfeita com a presença de duas dezenas de produtores, principalmente numa altura em que o setor tem passado diversas dificuldades.

As alterações climáticas, a vespa asiática e a redução do número de produtores são as principais questões que se colocam à cooperativa, tendo agradecido o esforço que a autarquia lousanense tem feito para “dar um alento” a quem ainda resiste.

Para que esta temática chegue ao grande público, está prevista a realização de uma palestra no Museu Municipal Prof. Álvaro de Lemos sobre a temática “Para além das abelhas”. A iniciativa decorre no domingo, 19 de novembro, entre as 08:30 e as 12:30.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ana Paula Sançana

A Feira do Mel e da Castanha tem entrada livre e são esperadas, pelo menos, 40.000 pessoas durante os três dias do evento. Dois showcookings e um magusto popular são outras das propostas.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação da feira

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE