Economia

 Lousã e Castanheira de Pera vão ganhar alojamentos para integração social 

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-01-2023

O Ministério da Segurança Social aprovou 22 projetos de alojamento com respostas de integração social, com um financiamento de 22 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disse hoje a ministra na assinatura de um contrato.

PUBLICIDADE

“São projetos inovadores que se candidataram a um aviso de PRR que lançámos e que correspondem a novas respostas sociais seja para o envelhecimento ou para a integração de pessoas através de soluções de habitação”, explicou Ana Mendes Godinho à agência Lusa, na Ericeira, no concelho de Mafra.

Os 22 projetos aprovados são ser financiados na totalidade pelo PRR, estando o financiamento total de 22 ME a ser distribuído pelo Ministério da Segurança Social, através da assinatura dos respetivos contratos de financiamento.

PUBLICIDADE

Os 22 projetos vão permitir dar respostas de alojamento a 800 pessoas.

“São soluções que implicam alojamento e integração de pessoas que precisam de algum tipo de respostas sociais”, esclareceu a governante, adiantando que, depois de testados e avaliados, poderão ser replicados no país.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Mendes Godinho assina hoje cinco dos 22 contratos de financiamento para respostas sociais inovadoras nos concelhos de Castanheira de Pêra, Lousã, Mafra, Óbidos e Pombal.

Os cinco projetos correspondem a um investimento de 5,2 milhões de euros e vão abranger 166 pessoas.

O investimento de 1,4 milhões de euros da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira vai implicar a construção de um edifício com 20 quartos para acolher migrantes ou pessoas que viveram institucionalizadas e que, ao atingirem a maioridade, têm de sair da instituição social.

“É um projeto de integração social e de formação profissional, porque vão poder dormir, ter roupa lavada, ter alimentação, aprender cursos e depois se tornarem trabalhadores da Misericórdia ou de outras instituições”, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, José Pedro Gil.

O provedor adiantou que a instituição está na fase da elaboração do projeto e vai ter de demolir as habitações do bairro social António Bento Franco, desalojar as famílias e construir a empreitada.

As obras poderão começar em outubro, devendo o concurso público ser lançado nos próximos meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE