Região

Linha da Beira Alta sem comboios durante 9 meses!

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-03-2022

A Infraestruturas de Portugal (IP)informou que a Linha da Beira Alta será encerrada à circulação ferroviária a partir do dia 19 de abril (inclusive) por um período estimado de 9 meses.

PUBLICIDADE

Segundo a IP, o encerramento integral torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço que, pela sua elevada complexidade, seria impraticável executar mantendo a circulação ferroviária mesmo que de forma condicionada.

A interdição total em toda a extensão garante a segurança dos trabalhadores em obra, permite que as empreitadas decorram com maior eficiência, com importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados aos utilizadores que, no início de 2023 passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável.

PUBLICIDADE

A Infraestruturas de Portugal diz que tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com os operadores ferroviários, autarquias e diversas entidades locais interessadas.

Por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos que em breve serão detalhados publicamente.

PUBLICIDADE

publicidade

A modernização integral da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, reveste-se de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, disponibilizando às empresas e passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais bem como na ligação a Espanha e restante Europa, nomeadamente pelo:

– Melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas Estações e Apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas.

– Redução de tempos de percurso

– Reforço da segurança

– Infraestrutura ferroviária dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações

– Requalificação e Supressão de todas as Passagens de Nível.

– Aumento da capacidade (aumento em cerca de 20% do número de comboios a circular por ano e para mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano)

– Ambientalmente mais sustentável (uma redução de emissões de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046)

Atualmente estão em execução no terreno trabalhos de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, divididos pelas as seguintes empreitadas:

Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros) e Construção da Concordância da Mealhada: ligação com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Valor de adjudicação 75M€

– Santa Comba Dão – Mangualde (45 quilómetros) | Valor de adjudicação 57,6 milhões de euros

– Mangualde – Celorico da Beira (35 quilómetros) | Valor de adjudicação 68 milhões de euros

– Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros) | Valor de adjudicação 54 milhões de euros

– Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros | Valor de adjudicação 43 milhões de euros

Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, com um investimento de 8,7 milhões de euros.

A estes montantes somam-se os valores relativos a projetos, fiscalização, sinalização, materiais, entre outros, prevendo-se um investimento global na ordem dos 500 Milhões de Euros

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE