Portugal

Ligação ferroviária ibérica do Corredor Atlântico ganha um novo impulso

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 10-01-2024

O vice-presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismark, divulgou hoje uma posição conjunta de autarcas e outras entidades para que seja impulsionada a ligação ferroviária do litoral a Salamanca e a Madrid.

PUBLICIDADE

Bismark participou em Salamanca no “Encuentro para el impulso del transporte ferroviário del Corredor Atlántico – en su tramo ibérico – y su conexión com Madrid”, que decorreu terça-feira, com autarcas, responsáveis associativos e portuários.

De acordo com Delfim Bismark, “foi afirmado que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias”.

PUBLICIDADE

“O esforço conjunto deve facilitar uma ligação mais eficaz entre as cidades e as regiões de ambos os países, com o objetivo de fortalecer a competitividade das linhas existentes”, acrescenta.

A otimização dos traçados, a eletrificação integral da rede e a melhoria da interoperabilidade ferroviária são algumas das medidas apontadas para “uma circulação fluida e regular” de comboios entre Espanha e Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Na declaração final é destacada a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico, que une os portos portugueses com Espanha e a Europa, através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, e ligação a Madrid.

“Acelerar esta conexão transfronteiriça irá facilitar um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias”, é sublinhado.

Para os participantes, por essa via será dinamizada a economia, contribuindo para fixar as populações.

No encontro, que reuniu entidades públicas e privadas de Portugal e Espanha, os governos dos dois países foram exortados a impulsionar a ligação ferroviária do corredor atlântico a Madrid.

Numa declaração conjunta, pede-se aos governos português e espanhol que impulsionem a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid.

Na declaração final é também feita referência à necessidade de “garantir a implementação de comboios de alta velocidade”.

Além de autarcas, participaram Eduardo Feio, presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, e Joaquim Gonçalves, representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Ao nível empresarial estiveram presentes o presidente da Associação Industrial de Aveiro (AIDA) Fernando Castro, o vice-presidente do conselho de administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Vaz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE