Governo

Líder do PS de Coimbra convida ministros a visitar municípios ameaçados por exploração de caulinos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-02-2014

O líder da distrital de Coimbra do PS escreveu hoje uma carta aberta aos ministros do Ambiente e da Economia, convidando-os a visitar os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede, Soure e Mira, ameaçados por explorações de caulinos.

PUBLICIDADE

Segundo o socialista Pedro Coimbra, a exploração mineira de caulino a “céu aberto” proposta para aqueles municípios “contraria, tal como está provado e fundamentado, os princípios mais básicos do equilíbrio social, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento humano”.

A exploração “acarretará enormes prejuízos durante várias décadas naquilo que é o relacionamento das pessoas com o território que os rodeia, em que, em muitos casos, nasceram e viveram toda a vida, onde trabalham, criaram as suas famílias, investiram as suas economias e entregaram aos poderes públicos o zelo do bem comum”, lê-se na missiva.

PUBLICIDADE

O dirigente socialista exorta os respetivos ministros do Ambiente e da Economia a visitarem as zonas propostas e a reunirem e ouvirem os autarcas e as populações abrangidas.

Na carta aberta, Pedro Coimbra recorda que “os responsáveis autárquicos em cada um destes concelhos já se manifestaram publicamente contra este atentado ambiental, social e económico”,enquanto as populações se têm “revoltado, por direito próprio, de forma mais ou menos organizada, contra estas explorações”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O crescimento económico é essencial para qualquer sociedade e, por conseguinte, para a nossa Região e País. No entanto, paralelamente ao crescimento económico, deve estar um desenvolvimento sustentável que garanta o equilíbrio do nosso planeta e o futuro das gerações vindouras”, adverte o presidente da Federação de Coimbra do PS.

Já este mês, os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra questionaram o ministro do Ambiente sobre a anunciada exploração de caulinos no concelho de Cantanhede, inquirindo, entre outros pontos, sobre a avaliação das reclamações apresentadas pelas autarquias.

No texto, a que a agência Lusa teve acesso, assinado por Mário Ruivo, João Portugal e Rui Duarte, é alegado que as explorações de caulinos “implicam impactos diversos, muito especialmente sobre o ambiente e a saúde pública, os quais devem ser devidamente acautelados em sede de avaliação prévia ao seu licenciamento”.

No caso específico de Cantanhede, os deputados socialistas apontam a situação das áreas do Pinhal das Almas e Fonte da Areia, “atenta a possível contaminação da nascente dos Olhos de Fervença”, que abastece uma população de mais de 60 mil habitantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE