Política

Líder do CDS-PP desafia críticos a responderem por resultado das legislativas 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-02-2021

O presidente do CDS-PP salientou hoje que não abandonou o partido “depois do pior resultado eleitoral da sua história” e desafiou os críticos que pertenceram à anterior direção a “responderem pela estratégia que defenderam”.

PUBLICIDADE

Francisco Rodrigues dos Santos falou pela segunda vez ao Conselho Nacional cerca das 18:30, meia hora depois do previsto, a partir da sede nacional do CDS-PP, em Lisboa.

PUBLICIDADE

“Hoje, talvez seja uma ocasião favorável para, pela primeira vez, ouvirmos alguns desses responsáveis responderem politicamente pela estratégia que defenderam, pelo programa que construíram”, bem como pela “dívida exorbitante que deixaram e pelos piores resultados de sempre que obtiveram”, salientou, defendendo que, “para projetar um futuro”, é preciso reconhecer os “erros” que levaram o partido a este estado.

“Respeito todos e aceito a opinião de cada um, mas não podia deixar de vos confessar que me parece muito irónico que os mais entusiastas do rumo anterior apareçam agora envergando o manto de benfeitores e de salvadores do partido, querendo correr com esta direção que se debate diariamente para reerguer o partido do estado em que o encontrou”, frisou também.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa intervenção de quase meia hora, à qual os jornalistas assistiram presencialmente, o presidente do CDS-PP defendeu que, ao longo do último ano, a sua direção teve de “começar a reerguer um partido que o rumo anterior deixou arruinado financeiramente, desacreditado e à mercê da concorrência de novas forças políticas à direita que favoreceu que surgissem pela primeira vez”.

“Sobre a gestão fracassada de quem guiou o partido até ao congresso de Aveiro e sobre o estado em que o encontrámos, nunca ouvimos uma única explicação”, lamentou.

Francisco Rodrigues dos Santos considerou também que “não tinha sido desejado nem querido pela nomenclatura do partido” e também “nunca” foi “aceite por ela como legítimo presidente do partido”.

“O facto de aqui estarmos hoje reunidos ilustra bem este meu ponto, parece que a vontade expressa dos militantes que me elegeram para um mandato de dois anos foi olimpicamente ignorada por um grupo cujo único propósito que o une é a vontade urgente de me derrubar, desde o primeiro dia, não é um projeto comum para o partido”, lamentou ainda, recusando que isso “valha mais do que as escolhas dos militantes” que elegeram esta direção no congresso de há um ano.

Insistindo que, ao longo do mandato, a sua postura passou por tentar unir o partido, o presidente do CDS-PP indicou que convocou e ouviu “todos”, mesmo “aqueles que tão acaloradamente” o criticaram no congresso e “voltaram a fazê-lo na praça pública”.

“Sempre tratei com absoluto respeito e lealdade todos os protagonistas do partido, e nem sempre tive a reciprocidade que se exigia. Manifestamente, não fui bem sucedido neste meu esforço de pacificação do partido, mas pelo menos tentei e não foi por mim que ele não aconteceu”, ressalvou.

Entre as críticas à ala que agora o desafia, e que é liderada por Adolfo Mesquita Nunes, antigo vice-presidente de Assunção Cristas, o líder centrista destacou que não abandonou o CDS “depois do pior resultado eleitoral da sua história”.

“Não fiz cálculos de algibeira, não disse que ou a minha eleição era naquele ‘timming’ ou já não estaria disponível para o meu partido. Não me escondi: apresentei-me a votos e fui eleito pelos militantes do partido para um mandato de dois anos. Aqui estou hoje uma vez mais a dar a cara, para honrar a missão que me confiaram”, advogou ainda.

Cerca de 250 membros do Conselho Nacional do CDS-PP estão reunidos desde as 12:10, por videoconferência, para discutir e votar uma moção de confiança à Comissão Política Nacional apresentada pelo líder, Francisco Rodrigues dos Santos, depois de o antigo vice-presidente Adolfo Mesquita Nunes ter proposto a realização de um congresso eletivo antecipado (antes das autárquicas) e ter anunciado que será candidato à liderança caso essa reunião magna aconteça.

Os trabalhos arrancaram à porta fechada, mas foram abertos aos jornalistas a partir das 15:45, após decisão do Conselho Nacional, estando a comunicação social a acompanhar a reunião na sede do CDS, em Lisboa, através de uma televisão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE