Vamos

Leve o seu patudo à praia mas para tal deve seguir estas regras

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 10-08-2023

É raro o cão que não fique excitado ao estar na praia. Escavam, correm que nem malucos, atiram-se para a água e qualquer objeto naquele espaço parece andar a passear pela boca do patudo. Adoram brincar na praia. Contudo, há certas regras que os donos devem conhecer e aplicar.

PUBLICIDADE

Nos dias de calor, muitos são aqueles que querem levar o seu amigo de quatro patas à praia e é aí que surgem as dúvidas: Os cães podem ir? Quais as regras e limitações?

Segundo a Defesa do Consumidor (DECO), “nas praias concessionadas, o mais comum é ser proibida a permanência de canídeos durante a época balnear”. No entanto, para confirmar, terá de ler o edital da praia que pretende frequentar ou verificar os sinais à entrada da mesma.

PUBLICIDADE

À partida, as praias não concessionadas podem ser frequentadas por cães durante todo o ano, “desde que não haja sinalização da câmara municipal com indicação em contrário”, refere a DECO citada pela Men’s Health. Mas para levá-lo é necessário seguir algumas regras.

É fundamental garantir a higiene, a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais e das pessoas. Segundo a lei, nos espaços públicos, os cães devem circular com coleira (com a indicação do nome e do contacto do detentor) ou peitoral, requisitos que são cumulativos no caso dos cães de raças potencialmente perigosas.

PUBLICIDADE

publicidade

A menos que andem com a trela, os cães são obrigados a trazer açaime e a estar acompanhados pelo detentor, bem como possuir chip. É recomendado ter o Documento de Identificação do Animal de Comapanhia (DIAC) ou Passaporte do Animal de Companhia (PAC).

É obrigatório apanhar os dejetos do animal, sendo recomendado levar sacos para o devido efeito. Estas regras aplicam-se de forma geral, tanto às praias “pet friendly” como às não vigiadas e às concessionadas fora da época balnear, como se pode ler no artigo da Men’s Health.

No entanto, há exceções. Os cães de assistência podem apanhar banhos de sol onde e quando quiserem. Não interessa se a praia é de mar, se é fluvial, se a entidade gestora autoriza ou não, seja qual for a estação. Os cães-guia, treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual, cães para surdos e de serviço (treinado para auxiliar pessoa com deficiência mental, orgânica ou motora) são os casos que “fogem à regra”.

Fique a par das praias “pet-friendly”, isto é, “amigas do animal”:

Praia dos Pescadores (Oeiras): Possui um extenso areal e está localizada junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos. É a praia para uso canino mais perto de Lisboa.

Praia das Amoreiras (Santa Cruz): É a única do concelho de Torres Vedras no qual os animais têm livre acesso durante a época balnear. Possui um grande areal e tem localização junto ao Miradouro do Alto da Vela.

Praia do Porto da Areia Norte (Peniche): É a mais antiga praia do território continental a permitir o livre acesso de cães durante a época balnear. Fica perto da Papôa.

Praia do Coral ou Praia do Aquário (Viana do Castelo): Tornou-se na primeira da região Norte a ser “pet-friendly”. Situa-se perto do Porto de Viana do Castelo. O areal é extenso e protegido por dois pontões.

Praia da Ramalha Sul (Esposende): Praia extensa e permite a presença dos animais de companhia.

Praia de Suave Mar (Esposende): Esta segunda praia do concelho de Esposende é também dotada de um areal muito amplo. Situada mais a norte do que a Praia da Ramalha Sul, pertence ao Parque Natural do Litoral Norte.

Praia de Vila Nova de Milfontes (ao lado das Furnas-Rio): Trata-se de um projeto-piloto da Câmara Municipal de Odemira, que pretende atrair novos turistas para este concelho alentejano. O areal está situado na foz do rio Mira, ao lado da Praia das Furnas-Rio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE