Coimbra

Lembra-se do antigo Terreiro da Erva? Agora, está quase na mesma!

António Alves | 8 meses atrás em 14-09-2023

Sete anos depois das obras de requalificação, o Terreiro da Erva em Coimbra voltou a ser usado para estacionamento automóvel. A avaria “aparente” no sistema de acesso à nova praça tem levado à deterioração do piso em calçada, onde já existem algumas “crateras” que colocam em perigo a mobilidade dos peões, e à quebra de algumas das pedras em granito colocadas no local.

PUBLICIDADE

A intervenção, no valor superior a 600 mil euros, teve início em fevereiro de 2016 e tinha como objetivo “fazer esquecer a imagem de estacionamento excessivo e de zona urbana desqualificada”. Ou seja, o estacionamento existente na praça perderia expressão, ficando apenas limitado a moradores e comerciantes. Na sua vez, e de acordo com o projeto da autarquia, foi projetada uma área de lazer, com zonas de praça e esplanadas, pensada para a fruição de moradores, munícipes, visitantes/turistas.

PUBLICIDADE

O acesso a esta nova praça estava condicionada a um sistema de pilaretes semiautomáticos, os quais baixariam apenas para acessos pontuais a estas áreas em casos de emergências ou eventos.

De acordo com o município, a circulação automóvel seria condicionada, ficando apenas permitido o acesso de entrada na zona através da Rua do Carmo e a saída pelo Adro de Santa Justa. Os pilaretes de ferro fundido foram instalados no local para reforçar a delimitação das zonas exclusivamente pedonais.

PUBLICIDADE

publicidade

Para tal, foi colocado um sinal de trânsito de proibição (C2) à entrada da Rua do Carmo, sendo apenas permitido o acesso a residentes e “cargas e descargas entre as 8:00 e as 10:00”.

Só que, passados alguns anos, todas estas “boas intenções” caíram por terra, pois quem se desloca atualmente para o Terreiro da Erva encontra a nova praça transformada num parque de estacionamento. Principalmente, às horas de almoço e jantar. E bastou dar uma volta pelos carros estacionados nas zonas para residentes para se perceber que nenhuma das viaturas tem o “cartão de residente” posto no tabliê da viatura.

Por outro lado, há zonas já sem calçada, as quais foram piorando com o passar dos meses. A situação já levou mesmo à queda de pessoas com algumas dificuldade de mobilidade, provocando ferimentos nesses cidadãos.

A entrada e saída de viaturas levou ainda a que uma boa parte das pedras em granito que ali foram instaladas já estejam partidas e, também elas, coloquem em risco todo aqueles que utilizam o Terreiro da Erva. O Notícias de Coimbra encontrou ainda alguns pilaretes de ferro fundido arrancados do solo. 

Carregue na galeria e conheça alguns dos problemas atuais do requalificado Terreiro da Erva

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE