Coimbra

Leiria continua a defender Monte Real como o aeroporto da região Centro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-01-2020

Leiria continua a defender Monte Real como o aeroporto da região Centro

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse hoje à agência Lusa que continua a considerar que a abertura da Base Aérea n.º5 (BA5) de Monte Real à aviação civil é a melhor solução para a região Centro.

PUBLICIDADE

Gonçalo Lopes reagia assim a Manuel Machado, presidente do Município de Coimbra, que afirmou, na segunda-feira, que a abertura da BA5, no concelho de Leiria, ao tráfego civil “é inexequível”, pois implicaria, designadamente por razões de segurança, “um investimento mais oneroso do que a construção de uma pista nova”.

A localização do novo aeroporto já está de algum modo definida, no âmbito dos mesmos estudos já efetuados, que apontam para uma área situada “a sul de Coimbra e a norte de Leiria”, adiantou Manuel Machado, escusando-se a especificar para “não induzir a especulação imobiliária” que essa informação poderá suscitar.

PUBLICIDADE

“Parece óbvio que, não só a proposta é completamente esdrúxula e irrealista, como Manuel Machado está isolado nesta ação, que terá fundamentos exclusivamente internos. A esmagadora maioria das forças vivas de Coimbra e da região Centro já se manifestaram a favor do aeroporto de Monte Real como a solução mais exequível e realista”, adiantou Gonçalo Lopes, também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Em declarações à Lusa, o autarca sublinhou que o “próprio governo, através do primeiro-ministro e do ministro das Infraestruturas, também se pronunciou favoravelmente ao projeto de Monte Real, nos termos em que está apresentado”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Julgo que isso diz tudo. Lamento a posição de Manuel Machado, que não é coerente nem razoável, mas não é por morrer uma andorinha que se acaba a primavera”, rematou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE