Saúde

Lei da eutanásia à espera do voto final e da decisão do Presidente da República

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-12-2020

A lei para despenalizar a morte medicamente assistida em Portugal, aprovada há nove meses, terá de esperar pelo voto final no parlamento, em janeiro, e pela decisão do Presidente da República.

PUBLICIDADE

O calendário pode ser politicamente delicado para Marcelo Rebelo de Sousa, católico, Presidente e de novo candidato a Belém, dado que ainda poderá obrigá-lo a tomar alguma decisão sobre a matéria durante a campanha das eleições presidenciais.

PUBLICIDADE

Se o processo legislativo for concluído e a lei enviada nos primeiros 15 dias de janeiro para o Palácio de Belém, os prazos para o veto, por exemplo, não se esgotam até dia 24 de janeiro, dia das eleições — o Presidente tem até 20 dias para o fazer.

Mas o mesmo pode já não acontecer com prazo mais apertado (oito dias) para enviar ao Tribunal Constitucional (TC) a lei da eutanásia que vier a ser aprovada no parlamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Católico praticante, Marcelo prometeu deixar “posições pessoais” de fora no momento de promulgar leis, caso não tenha dúvidas nem legais nem constitucionais, quando foi questionado sobre a eutanásia na anterior campanha, em 2015.

Todos os calendários, porém, podem ser alterados — atrasados — se algum partido, durante o período de debate da lei, em curso no grupo de trabalho da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, pedir adiamentos nas votações indiciárias (indicativas) ou se a discussão se prolongar.

Só depois de passar pelo grupo de trabalho e ser votada na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, o texto de substituição, resultado do consenso entre os cinco projetos aprovados na generalidade — PS, BE, Partido Ecologista “Os Verdes”, Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e Iniciativa Liberal (IL) — regressa a plenário para votação final global.

E isso só deverá acontecer nos primeiros dias de janeiro, de acordo com deputados da comissão.

À partida, a lei tem o apoio parlamentar suficiente para passar na votação final. Há nove meses, em fevereiro, foi aprovada por uma maioria de esquerda, apesar de algumas divisões no PS, a que se juntou o PAN e a Iniciativa Liberal.

Oito deputados socialistas votaram contra e entre os sociais-democratas foram 12 a votar a favor de alguns dos projetos, incluindo o líder do partido, Rui Rio, que optou pelo “sim”, em contraciclo com a maioria da sua bancada.

À direita, o CDS e o Chega votaram contra a lei e, à esquerda, o PCP repetiu o “não” de 2018.

Em 20 de fevereiro, o debate durou duas horas e 44 minutos e, no final, votaram, um a um, 222 dos 230 deputados. E foi menos tenso do que em 2018, com troca de argumentos conhecidos.

Pelo PS, Isabel Moreira defendeu que cada pessoa deve ser “arquiteta livre do seu destino” e disse que o que está em causa é despenalizar a eutanásia e não liberalizá-la.

José Manuel Pureza, do BE, apresentou a lei como um “passo democrático” e recusou “manobras políticas oportunistas” ou “chantagens emocionais” nas decisões do parlamento.

A bancada do PSD, com liberdade de voto, pôs dois deputados a falar, um a favor e outro contra.

Pelo PAN, André Silva afirmou que aquele debate era sobre “despenalização da liberdade”, enquanto José Luís Ferreira, do PEV, garantia que o seu projeto “em nada” desresponsabiliza o Estado quanto ao dever de “garantir o acesso dos doentes aos cuidados paliativos”.

João Cotrim Figueiredo, da IL, destacou que o seu diploma é o único que garante “acesso prévio aos cuidados paliativos”.

Do lado do “não”, o CDS, através de Telmo Correia, apelou à “resistência” perante a aprovação da despenalização da eutanásia, vendo como legítimo um “recurso constitucional” ou a um referendo.

Pelo PCP, única bancada da esquerda a votar contra, o deputado António Filipe defendeu que o “direito à vida é um direito fundamental, inviolável e irrenunciável” e que a “legalização da eutanásia” acrescenta “novos riscos” numa “sociedade determinada pelo capitalismo”.

Aprovada na generalidade, seguiu-se o trabalho na especialidade, a discussão dos 28 artigos da lei, por vezes alínea a alínea, que se prolongará para os primeiros dias de janeiro num grupo de trabalho.

Pelo caminho ficou o referendo nacional, proposto através de uma iniciativa popular, com mais de 90 mil assinaturas, que foi chumbado na Assembleia da República.

A lei prevê que só possam pedir a morte medicamente assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável e garante quais as condições em que o profissional de saúde não é punido judicialmente e.

E é precisamente este o artigo, o 2.º, o que define em que situações a eutanásia não é punível na justiça, um dos últimos a ser votado no grupo de trabalho, dado que existem propostas de alteração.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE