Coimbra

Lapa inaugura Centro de Convívio

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-08-2014

Cerca de duas centenas de pessoas participaram, ao final da tarde de ontem, 13 de agosto, na inauguração do novo centro de convívio da Associação Social e Cultural da Lapa (na freguesia de Ourentã, no concelho de Cantanhede), espaço vocacionado para atividades socioculturais e recreativas criado a partir da requalificação de fundo a que foi sujeito o edifício da antiga escola primária local.

PUBLICIDADE

O imóvel foi cedido pelo Município de Cantanhede e as obras de valorização e adaptação à sua nova função ascenderam a 65 mil euros, tendo beneficiado de uma comparticipação comunitária de 60%, no âmbito do Eixo 3 do PRODER – LEADER, cujo objetivo é a promoção da melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais. A candidatura submetida para o efeito foi aprovada no quadro da unidade de gestão a cargo da AD ELO, cujo presidente da direção é o líder do executivo camarário, João Moura. O montante correspondente aos restantes 40% da verba despendida na intervenção foi assegurada pela edilidade, que assim viabilizou a concretização de uma antiga aspiração dos responsáveis da entidade promotora e da população.

A abertura oficial do equipamento coletivo contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, João Moura, da vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e do presidente da Junta de Freguesia de Ourentã, Carlos Ventura, que tiveram como anfitriões o presidente da Associação Social e Cultural da Lapa, Jaime Pessoa, e os restantes elementos dos órgãos sociais da coletividade.

PUBLICIDADE

O acontecimento foi assinalado com a atuação dos ranchos infantil e adulto dos Bairradinos de Ourentã e culminou com um lanche de convívio em ambiente de confraternização festiva que prolongou pela noite fora.

Para o presidente da Câmara Municipal «o centro de convívio da Lapa vale pelos benefícios que vem trazer para a vida comunitária local, essencialmente por aquilo que representa para a o reforço da socialização e para a afirmação do projeto sociocultural que a Associação Social e Cultural da Lapa, com o apoio da população, está a fomentar».

PUBLICIDADE

publicidade

João Moura enaltece «o sentido empreendedor dos dirigentes, a sua atitude empenhada para reunir os meios e os recursos que tornaram possível a existência de um espaço de encontro a interação social que dignifica a Freguesia de Ourentã, o que de resto explica o facto de o projeto ter merecido aprovação do PRODER – LEADER, cujo financiamento foi determinante para que a autarquia tivesse também participado na viabilização do investimento».

O líder do executivo camarário considera que «este género de equipamentos coletivos, dimensionados para atende às realidades sociais locais, são uma boa forma de contribuir para a valorização da qualidade de vida das pessoas», e deseja que «a população da Lapa desfrute agora de um espaço que tem condições para contribuir para o reforço da coesão social nesta zona do território do concelho».

O presidente da Junta de Freguesia de Ourentã não esconde a sua satisfação por «a Associação Social e Cultural da Lapa ter conseguido levar a bom porto um projeto que vem preencher uma grave lacuna na localidade, que era a inexistência de um lugar de encontro e convívio para os habitantes desta zona da freguesia. A partir de hoje esse lugar existe e dispõe de condições para que as pessoas possam confraternizar, para haver uma forte interação entre as diferentes gerações, que é também uma boa forma de as motivar a contribuir para a dinamização da sua comunidade e combater assim o êxodo da população».

Uma apreciação no mesmo sentido é a do presidente da Associação Social e Cultural da Lapa, que depois de agradecer «à Câmara Municipal, à ADELO e à Junta de Freguesia de Ourentã o apoio que permitiu à coletividade concretizar o projeto», lembrou também que «não havia na Lapa um espaço, nem público nem privado, onde os habitantes pudessem conviver e participar em atividades recreativas e culturais. O facto de a partir de agora isso já ser possível é naturalmente motivo de satisfação, mas coloca-nos também perante a responsabilidade de dinamizarmos convenientemente o espaço. É isso que vamos procurar fazer».

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE