Coimbra

Kimberly Birrell vence 12.ª edição do Cantanhede Ladies Open

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 10-07-2023

Kimberly Birrell chegou a Cantanhede como principal favorita ao título e confirmou o estatuto, saindo do ITF de 25.000 dólares que o Clube Escola de Ténis de Cantanhede organizou, entre os dias 2 e 9 de julho, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Federação Portuguesa de Ténis, com o troféu de campeã.

PUBLICIDADE

Numa final entre as duas primeiras cabeças de série e as duas únicas jogadoras do quadro a terem vindo da fase de qualificação de Wimbledon, a australiana Kimberly Birrell (117.ª do ranking WTA) superou a compatriota e amiga Arina Rodionova (234.ª) com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-1.

Num encontro de 2h33, com muito público presente e com elevado nível de jogo nos dois primeiros sets, Birrell saiu por cima no primeiro confronto entre ambas devido, essencialmente, à maior agressividade e velocidade de pancadas, que contrastou com o ténis mais ardiloso de Rodionova.

PUBLICIDADE

A mais nova (25 anos) até podia ter arrecadado também o parcial inaugural, mas não concretizou imensos break points em praticamente todos os jogos de resposta e cedeu o seu serviço no décimo jogo, na única chance que concedeu.

No entanto, a tenista que nasceu em Dusseldorf conseguiu inverter a desvantagem e impor o maior estatuto de momento para bater a opositora de 33 anos que chegou a viver em Portugal – a jogadora de ascendência russa afirma, inclusive, várias vezes que adora o nosso país, e voltou a fazê-lo na cerimónia de entrega de prémios.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ela é muito inteligente, sabia que tinha de lidar com imensas variáveis como os slices, os spins, as mudanças de direção. Até durante o próprio encontro ela muda a forma de jogar. Tive de ser agressiva e aproveitar as bolas curtas e fi-lo especialmente bem no terceiro set”, enalteceu Birrell já depois da consagração em court.

Para a campeã, o quadro principal do Us Open e a estreia no top 100 WTA ficam ao virar da esquina e a bagagem para o Canadá (onde jogará o próximo torneio) leva o quinto troféu da carreira individual e o segundo da temporada.

“Estou muito feliz pela semana e por ter ganho hoje. Estou muito orgulhosa e foi muito divertido ter permanecido em Cantanhede até ao final da semana”, sublinhou, dedicando também o prémio à família e amigos australianos que ficaram acordados até tarde – a final nos antípodas iniciou-se já depois das 00h30.

A transbordar sorrisos, Kimberly Birrell sai de Portugal, finalmente, com o título de campeã, depois da decisão perdida na Figueira da Foz na época passada. “Vou ter memórias muito felizes de Cantanhede. Adorei tudo neste local. É lindo, cheio de espaços verdes e comi imensos pastéis de nata. É sempre especial regressar a Portugal, em especial às cidades mais pequenas que normalmente não conheceria como turista. Espero conhecer melhor o país e regressar no futuro”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE