Jumbo muda de nome. Agora é Auchan. Olha o passarinho!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-04-2018

 A Auchan Retail Portugal vai investir 90 milhões de euros no mercado português, valor que inclui a mudança da marca Jumbo para a Auchan, anunciou hoje a empresa.

PUBLICIDADE

Resultado de imagem para auchan

 

PUBLICIDADE

“Já não tínhamos este valor de investimento há muitos anos”, afirmou o diretor-geral, Pedro Cid, numa conferência de imprensa em Lisboa, onde anunciou que a marca Jumbo em Portugal vai dar lugar à marca Auchan.

O responsável salientou o valor do investimento para os próximos dois anos, quando comparado com os cerca de 60 milhões de euros investidos em 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

Deste total, Pedro Cid disse que entre “40 a 50 milhões de euros” são para “a mudança de marca e ‘rebranding'” e os restantes 40 milhões de euros “para novas aberturas”.

Sobre a mudança da denominação Jumbo para Auchan, o responsável afirmou: “Ter uma marca internacional também nos ajuda”.

Pedro Cid sublinhou que ter uma “marca mundial” permite à empresa “adaptar-se ao cliente português”.

Atualmente, a Auchan Retail tem 42 lojas, das quais 33 são médias e grandes e nove são My Auchan (supermercados de proximidade).

“Este ano temos condições para abrir entre 25 e 30 lojas My Auchan”, afirmou o diretor-geral, no encontro com jornalistas que decorreu em Lisboa.

“Queremos ir para o Porto e para outras cidades” com o conceito My Auchan, acrescentou, sem adiantar mais pormenores.

Relativamente ao próximo ano, Pedro Cid disse não ter detalhes sobre o número de aberturas, admitindo em “grosso modo” uma média de “30 a 40 lojas”.

Sobre quantos postos de trabalho o investimento de 90 milhões de euros vai criar, Pedro Cid disse que não havia dados. No entanto, estima-se entre 450/500 empregos anuais.

No que diz respeito ao digital, o diretor-geral afirmou que “vai haver um investimento superior” ao realizado até agora no ‘online’.

Em relação aos fornecedores portugueses, Pedro Cid adiantou que “88% da produção” da Auchan é nacional e que há um incentivo para as lojas da marca em Portugal terem uma relação com “produtores locais” (da região onde operam).

A Auchan Retail Portugal não está preocupada com a concorrência, nem com a entrada da espanhola Mercadona no mercado português, que considera ser “uma grande empresa”.

O grupo Auchan “adapta-se perfeitamente” aos locais onde opera e “está no caminho de liderança internacional”, disse, sublinhando a parceria que a empresa tem com a chinesa Alibaba.

Entretanto, na assembleia-geral de acionistas que teve lugar na quarta-feira em Coimbra, a Auchan Retail Portugal anunciou a distribuição de resultados do ano passado, no valor de 14,5 milhões de euros, o mais alto de sempre, correspondente a uma média de 2,2 salários por cada colaborador.

Em 2016, o valor tinha sido de 13 milhões de euros.

“Cerca de 7.200 a 7.300 trabalhadores têm acesso à participação e prémio individual”, disse.

De acordo com Auchan Retail Portugal, além do valor distribuído, foi ainda comunicada “a valorização de 11,25% do Fundo de ações ValPortugal”, que nos últimos dois anos se valorizou 22,6%.

“É através deste fundo que 98% dos colaboradores são acionistas da Auchan Holding e da Auchan Portugal”, refere a empresa no comunicado, apontando que é através do fundo ValPortugal que aqueles “são detentores de 27 milhões de euros”.

A Auchan Retail Portugal conta com 90% dos mais de 8.000 colaboradores com contratos de trabalho efetivos, segundo a empresa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE