Tribunais

Juiz já iniciou identificação dos arguidos da Operação Miríade

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 09-11-2021

O juiz de instrução Carlos Alexandre já iniciou a diligência de interrogatório dos 11 arguidos da ‘Operação Miríade’ no Campus da Justiça, na sequência das detenções realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) na manhã de segunda-feira.

PUBLICIDADE

Segundo fonte do tribunal, o processo está neste momento na fase de identificação dos arguidos, que conta com mais um elemento em relação aos 10 mandados de detenção executados inicialmente pela PJ.

Paralelamente, um dos arguidos já terá demonstrado vontade de prestar declarações perante o juiz de instrução.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os detidos pela PJ encontra-se um elemento da PSP que foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de tráfico de diamantes e ouro em missões militares portuguesas, disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública.

Segundo a mesma fonte, o polícia, que já esteve nas Forças Armadas, estava ao serviço do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

PUBLICIDADE

Também a Guarda Nacional Republicana avançou que a PJ deteve um guarda-provisório em formação, desde junho de 2021, no curso de formação de guardas em Portalegre, o qual ingressou na formação proveniente das Forças Armadas.

Em causa está a investigação a uma rede criminosa com ligações internacionais e que “se dedica a obter proveitos ilícitos através de contrabando de diamantes e ouro, tráfico de estupefacientes, contrafação e passagem de moeda falsa, acessos ilegítimos e burlas informáticas”, com vista ao branqueamento de capitais.

No mesmo dia, em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) revelou que alguns militares portugueses em missões na República Centro-Africana podem ter sido utilizados como “correios no tráfego de diamantes, ouro e estupefacientes”, adiantando que o caso foi reportado em 2019.

Segundo o EMGFA, “o que está em causa de momento é a possibilidade de alguns militares que participaram nas FND [Força Nacional Destacada], na RCA, terem sido utilizados como correios no tráfego de diamantes, ouro e estupefacientes” e que “estes produtos foram alegadamente transportados nas aeronaves de regresso das FND a território nacional”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE