Coimbra

Judo: Portugal conquista 3 medalhas em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-05-2018

A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018 chegou ao fim este domingo.

PUBLICIDADE

Portugal conquistou uma Medalha de Ouro (Joana Crisóstomo), uma de Bronze (Alice Pereira), dois quintos lugares (Cláudia Gonçalves e Alexandra Morais) e 4 sétimas posições (Andreia Serrão, Aida Simão, Rodrigo Boaventura e Artur Matias) neste último dia de provas.

Recordamos que no primeiro dia, os Jovens Lusos conquistaram 1 Medalha de Bronze(Raquel Brito), um 5º lugar (Francisco Mendes) e duas sétimas posições (Teresa Santos eAndré Diogo).

PUBLICIDADE

No total, Portugal termina a competição com 3 Medalhas (1 de Ouro e 2 de Bronze), ocupando o 7º lugar entre as 27 nações presentes em Coimbra. 

PUBLICIDADE

publicidade

Joana Crisóstomo (-63 kg) chegou a Coimbra com vontade de melhorar o 5º lugar alcançado em 2017. A jovem lusa começou por eliminar a espanhola Aroa Cadalso Munoz por ‘ippon’, numa altura em que o combate estava empatado com um ‘wazari’ para cada lado. Na ronda seguinte, triunfou perante a italiana Francesca Zorzi, com um ‘ippon’ marcado aos 2 minutos e 9 segundos. Nos quartos-de-final, Joana encontrou a americana, vencedora da Medalha de Bronze do Campeonato Pan-Americano de Cadetes 2017, Sara Golden. A portuguesa mostrou-se à altura do desafio, pontuando um ‘wazari’, antes do ‘ippon’ final. Na semifinal, venceu a búlgara Lidia Brancheva por ‘ippon’ em apenas 1 minuto e 38 segundos. Na grande final da prova assistiu-se a um combate equilibrado contra a belga Alessia Corrao (Medalha de Bronze na edição 2017 desta Taça da Europa de Cadetes). Ao fim dos 4 minutos e com o marcador empatado com um ‘wazari’ para cada lado, recorreu-se ao ‘ponto de ouro’. Nesse período, Joana Crisóstomo conseguiu o ‘ippon’ e conquistou a Medalha de Ouro.

Joana Crisóstomo declarou que “O meu objetivo principal era a Medalha de Ouro, queria melhorar o meu resultado do ano passado (5º lugar). Agora vou ao Campeonato da Europa e quero ir o mais longe possível, gostava imenso de medalhar. Sei que a concorrência é enorme, mas penso que se trabalhar bem, tudo é possível.”

Coimbra foi palco da última prova de qualificação antes do Campeonato da Europa do escalão, contando com os melhores jovens judocas do mundo que procuraram um lugar na prova ou o estatuto de cabeça-de-série.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu durante este fim-de-semana 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 27 países. Portugal esteve presente com 129 judocas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE