Coimbra

José Manuel Silva exige do Governo reposição da carreira de agente único nos SMTUC

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-04-2023

O presidente da Câmara de Coimbra defendeu, esta segunda-feira, 24 de abril, a necessidade de “garantir os recursos humanos para o bom funcionamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), nas várias profissões que são essenciais a um serviço público de transportes coletivos” e por isso quer ser recebido pelo Governo para debater a reposição da carreira de agente único.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva, que falava na reunião do executivo, lembrou que “face à ausência de respostas” e após ter pedido por “escrito, junto da Secretaria de Estado da Administração Pública”, para a autarquia ser “recebida pelo Governo”, pois “é uma competência governativa”, foi solicitado “reuniões com todos os grupos parlamentares”.

Esses encontros “já aconteceram”, frisou o autarca, sublinhando que “é a primeira vez que um presidente da Câmara de Coimbra se empenha pessoalmente, junto de todos os grupos políticos representados  na Assembleia da República, em defender a carreira de agente único dos transportes públicos coletivos, um problema que afeta cerca de 400 motoristas em Coimbra, Barreiro, Portalegre e Nazaré”.

PUBLICIDADE

O edil enfatiza que “ou temos a carreira de agente único reposta, ou os SMTUC são colocados em causa e podem ser reduzidos a uma expressão minimalista, causando graves prejuízos às pessoas. Os autocarros ainda não andam sem motoristas”.

José Manuel Silva refere que “foi solicitada por escrito uma reunião com urgência com “ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que aguarda ansiosamente., acreditando que “será possível repor a carreira de agente único”.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca conclui que “está realmente em causa o futuro dos SMTUC”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE