Política

José Manuel Bandeira é o candidato da CDU à Câmara de Góis

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-06-2021

O bancário reformado José Manuel Bandeira é o candidato independente da CDU à Câmara de Góis nas eleições autárquicas deste ano, disse hoje o próprio à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Licenciado em História, José Manuel Sequeira Cardoso Bandeira tem estado envolvido, em Góis e na região, em diversas ações contra a agregação de concelhos na Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), que entrou em funcionamento em janeiro de 2020.

“No imediato, a situação a necessitar de mais urgente resolução é a saída do concelho de Góis da APIN”, defendeu.

PUBLICIDADE

O combate à desertificação é outra das propostas da candidatura da CDU protagonizada por José Manuel Bandeira, de 62 anos.

“O despovoamento é o nosso principal inimigo e para o combatermos com eficácia há que adotar medidas para atrair pessoas” a um município do interior do distrito de Coimbra que “é, provavelmente, o mais isolado do país”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

A defesa do investimento da Administração Central nas acessibilidades é outra das suas propostas.

“Todos os outros concelhos têm um itinerário principal ou uma autoestrada bem pertinho”, salientou o candidato.

Na área da saúde, se for eleito presidente da Câmara de Góis, José Manuel Bandeira pretende “resolver os problemas com as consultas médicas” no Centro de Saúde da vila.

“Reativar a farmácia e a extensão do Centro de Saúde” na freguesia de Álvares é outra das prioridades, o que também preconiza relativamente à extensão de saúde de Vila Nova de Ceira.

Ao nível da assistência social, importa “atuar no terreno e identificar todas as situações de pessoas que necessitem de ajuda ou acompanhamento”, referiu.

O candidato da CDU realçou a necessidade de “melhorar o que estiver dentro das competências da Câmara”, na área da educação, e entende que “o acesso à cultura tem de ser uma realidade” no município, que, na sua opinião, deve também dar mais atenção aos transportes e telecomunicações.

“É preciso apoiar mais e com outro sistema os casais que tenham filhos e que residam no concelho (…). Só oferecendo condições é que conseguiremos atrair população”, sublinhou.

Ao longo de décadas, José Manuel Bandeira participou na fundação e nos órgãos de diferentes instituições locais, nas áreas cultural, informativa, recreativa, desportiva e comunitária.

Composto por cinco lugares, o atual executivo camarário, presidido pela socialista Lurdes Castanheira, que está a terminar o terceiro mandato, inclui dois eleitos do PS, dois do Grupo de Cidadãos Eleitores Independentes por Góis e um do PSD.

Além de José Manuel Bandeira (CDU), anunciaram até agora candidaturas à presidência da Câmara o atual vice-presidente, Graciano Rodrigues (PS), e os vereadores Rui Sampaio (PSD) e José Rodrigues (Independentes).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE