Jorge Gouveia Monteiro critica política educativa de Manuel Machado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-09-2017

O candidato do movimento “Cidadãos por Coimbra, Gouveia Monteiro, criticou hoje a política educativa do executivo socialista de Manuel Machado e defendeu um papel mais interventivo da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

gouveia monteiro

“Estamos insatisfeitos, bastante insatisfeitos, com o que acontece hoje [em Coimbra]. O conselho escolar não funciona, tudo o que são órgãos de participação da população não estão a funcionar”, denunciou o antigo vereador da CDU.

PUBLICIDADE

À margem de um debate que decorre na Escola Secundária José Falcão, Gouveia Monteiro disse à agência Lusa o município tem de se assumir como um programador, com um projeto em mãos e uma carta educativa.

Para o candidato do movimento “Cidadãos por Coimbra”, a Câmara não pode “ficar no papel de prestador de serviços de refeições, de transportes e pouco mais”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Isso é claramente empobrecedor da intervenção do município e, portanto, reivindicamos uma postura muito mais ativa do município junto das escolas, de maneira a facultar o acesso das crianças a programas culturais e desportivos”, sublinhou.

Gouveia Monteiro defendeu ainda uma intervenção de fundo na Escola José Falcão, que em 80 anos de existência nunca recebeu nenhuma intervenção de fundo, e prometeu levar essa reivindicação ao município e à Assembleia da República.

Numa tarde dedicada à educação, o candidato do movimento “Cidadãos por Coimbra” começou por reunir com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, que trata cerca de mil processos anuais em 21 mil jovens, o equivalente a 4,5% das crianças e jovens com menos de 18 anos.

Na reunião, o candidato constatou que existem “problemas nas deslocações da comissão, falta de colocação do professor que devia estar a meio tempo e falta de apoio administrativo”.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro concorrem ainda à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques pelo PAN.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE