Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Restaurantes

Já se sabe quais são as 7 Maravilhas da Nova Gastronomia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-09-2021

Teve lugar a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia®, que terminou com a revelação das iguarias vencedores através de votação popular num programa transmitido em direto pela RTP 1 e RTP Internacional.

PUBLICIDADE

Depois do concurso ter iniciado com 1.147 restaurantes concorrentes de todo o território nacional, chegámos às 7 Maravilhas Vencedoras:

Categoria Petiscos

TÁBUA DE POLVO, Baptista (Caminha)

Categoria Vegetariana

ALGARVE, DO CAMPO À SALINA, À TERRA – Praia Verde Boutique Hotel (Castro Marim)

PUBLICIDADE

Categoria Vegana

MIL-FOLHAS DE BATATA, CANTARELOS E BOLOTA, Cor de Tangerina (Guimarães)

Categoria Peixe e Marisco

RABOS DE POLVO DAS BRUXAS, Bem Bô (Mirandela)

Categoria Cozinha Molecular

VEADO NO BOSQUE, Dom Júlio (Vila Nova de Cerveira)

Categoria Carne

ESTRELA DO MOSTEIRO, Mosteiro do Leitão (Batalha)

Categoria Doçaria

COININHAS, Confeitaria Santa Coina (Barreiro)

Apresentada por Catarina Furtado e José́ Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia veio demonstrar uma vez mais a riqueza gastronómica do nosso país e fazer uma justa homenagem a todos aqueles que diariamente dão o seu contributo em prol da valorização deste património nacional. E que este ano foram desafiados pela organização das 7 Maravilhas a reinventar e a reinterpretar o melhor que sabem fazer pela Gastronomia Portuguesa.

Catarina Furtado, embaixadora das 7 Maravilhas, partilha connosco a sua experiência, “fazer parte das 7 Maravilhas é para mim um honra e uma aprendizagem. Tem sido muito enriquecedor verificar que ainda existe tanto por descobrir e divulgar, com pompa e circunstância, no nosso país em áreas distintas. E como nós não somos só passado , somos também o presente e já o futuro, a temática deste ano consegue reunir uma série de irresistíveis sugestões gastronómicas para todos os gostos, o que faz desta “Nova Gastronomia Portuguesa” a edição mais inclusiva de sempre. Já estou cheia de apetite para a gala final mais uma vez ao lado do meu querido amigo Malatinho“.

Para José Carlos Malato, também ele embaixador das 7 Maravilhas, “10 anos depois de elegermos as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, a televisão pública envolve o país numa nova escolha. A eleição das 7 maravilhas da nova gastronomia. Num ano difícil para este setor, voltamos ao país real na vontade de mostrar o trabalho que os chefs portugueses têm investido, não obstante as adversidades. Portugal reinventa-se neste novo futuro e é um privilégio fazer parte deste projeto que é, ao mesmo tempo, um desígnio nacional! A gastronomia é poesia. E, como diz o poeta, a poesia é para comer!”

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “Através da RTP1, o país ficou a conhecer mais 7 novas maravilhas! Desta vez, são pratos com nomes sugestivos e apetecíveis, inspirados nos melhores produtos nacionais, oriundos do mar ou da terra, e reveladores do talento e da criatividade dos nossos melhores profissionais da gastronomia. Esta edição revelou o fantástico potencial da cozinha portuguesa, representada por novas gerações de cozinheiros e capaz de resistir e de se reinventar mesmo em momentos de crise profunda. Uma palavra de reconhecimento também para as escolas portuguesas de turismo e hotelaria, parceiras essenciais nesta edição das 7 Maravilhas, e que são hoje um instrumento indispensável na qualificação da oferta gastronómica de norte a sul do continente, na Madeira e nos Açores”.

“A edição de 2021 das 7 Maravilhas foi a primeira que não premiou o que já é conhecido de todos. Esta edição procurou contribuir para o renascimento do setor da restauração, num ano marcado pela crise da Covid-19, mas também procurou o melhor que os nossos cozinheiros e cozinheiras criativas sabem fazer, na busca incessante dos sabores únicos e autênticos que definem Portugal. Procurámos ainda alertar para o papel da alimentação nas mudanças climáticas e o papel que tem na saúde, através das melhores escolhas que todos deveremos fazer no nosso dia a dia.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

Este foi um espetáculo produzido pela Fremantle Portugal, contou com diversas atuações com especial destaque para a presença de Diogo Piçarra, que cantou “Monarquia”, Fernando Daniel, que interpretou “Raro” e Luís Trigacheiro que nos encantou com “Saudade”. A noite foi ainda preenchida com atuações de Marina Maranhão, Rita Rocha, Maria Inês Saraiva, que participaram recentemente em The Voice Kids, de Bailarinos da escola internacional de dança Annarella Sanchez e do corpo de Bailarinos PMP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com