Primeira Página

Já sabemos onde está o melhor Bolo-Rei de Portugal — e vale a pena a viagem

Susana Brás | 34 minutos atrás em 22-11-2025

Este sábado, 22 de novembro, Coimbra voltou a ser o palco mais doce do País com a final do 12.º Concurso ACIP – O Melhor Bolo-Rei de Portugal, que encheu o Alma Shopping de curiosos e apaixonados por pastelaria.

A edição deste ano voltou a bater recordes: mais de 230 bolos passaram pelas semifinais de Lisboa e Porto, antes de chegarem à avaliação final feita em prova cega, onde textura, uniformidade, mastigação e aroma foram escrutinados ao detalhe.

E o grande vencedor já é conhecido. O Melhor Bolo-Rei do país está na Pastelaria Loma, em Lisboa, que voltou a conquistar o ouro — e fez mesmo a dobradinha este ano. A tradição natalícia nunca soube tão bem.

PUBLICIDADE

O pódio ficou completo com: A Merenda de Parede e a Padaria Fazendense, de Almeirim.
Mas o concurso não ficou por aqui.

Houve espaço para premiar também o Bolo-Rainha, o Bolo-Rei Escangalhado, a Trança de Natal e até a inovação — categorias onde pastelarias de norte a sul se destacaram.

Na categoria de Bolo-Rainha, a Confeitaria Rainha 5, de São João da Madeira, levou o ouro, seguindo-se a Confeitaria Framboesa, de Albergaria-a-Velha, e o Doce Pecado, de Odivelas.

Já o prémio de Melhor Bolo-Rei Escangalhado viajou para Vila Verde, graças à Padaria e Pastelaria Neiva. A prata ficou na Figueira da Foz, com a Padaria e Pastelaria Dionísio, e o bronze regressou a Lisboa com a Pastelaria Loma.

A melhor Trança de Natal saiu também da Figueira da Foz, novamente pelas mãos da Padaria e Pastelaria Dionísio. O segundo lugar foi para a Pastelaria André, de Tentúgal e o terceiro para a Confeitaria Rainha 5, de São João da Madeira.


Na categoria de Inovação, o primeiro prémio foi atribuído à Pastelaria Indiana, de Vila Verde, seguida da Pastelaria Vida Nova, de Ourém, e da Confeitaria Framboesa, de Albergaria-a-Velha.

Com esta competição, a ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares reforça o seu objetivo de valorizar a pastelaria tradicional portuguesa e incentivar a melhoria contínua de produtos que fazem parte da mesa e da identidade do Natal nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE