Cidade

Já sabemos a data da estreia da peça “Café Bonheur” pela Escola da Noite

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 21-10-2023

O Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra vai acolher o novo espetáculo da companhia de teatro Escola da Noite. Trata-se de “Café Bonheur” que reúne uma dezena de peças curtas do dramaturgo Matéi Visniec e é dirigido pelo próprio autor, que se estreia na encenação.

PUBLICIDADE

A peça, que se estreia a 9 de novembro, é, de acordo com o autor e encenador, um “espectáculo-manifesto” de uma “fábula filosófica” que nos convida a reflectir sobre a sociedade de consumo, o individualismo e todas as formas de manipulação e “lavagem cerebral”.

Em nota de imprensa, Matéi Visniec reconhece que está a ser “uma experiência cultural e humana única”, com “momentos artísticos intensos e ricos em emoções”. O encenador escolheu para esta montagem um conjunto de textos “que têm uma conotação política mas também poética”. “Neste espectáculo – adianta Matéi Visniec – falo das nossas angústias num mundo sem bússola mas defendo também a esperança, porque confio no ser humano e na sua capacidade para superar as crises”.

PUBLICIDADE

O título do espectáculo lembra a tradição parisiense dos cafés como espaço de encontro e de socialização, de debate e de reflexão, e alerta para a “obsessão” em que se tornou, nas sociedades ocidentais, a busca individual da felicidade (“bonheur”). A busca desta felicidade – afirma o encenador –, “tornou-se no nosso mundo global uma obsessão, um reflexo do egoísmo primário, uma forma de cegueira e de toxicidade”. “Podemos ser realmente felizes quando mesmo ao nosso lado alguém sofre horrivelmente?” – pergunta.

Na equipa artística do espectáculo estão, ao lado de Matéi Visniec, a cenógrafa e figurinista Andra Badulescu, a coreógrafa Malina Andrei e o músico e compositor Claudiu Urse. O elenco inclui a equipa residente de A Escola da Noite – Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash – e a actriz Maria Quintelas, que trabalha pela primeira vez com a companhia. Danilo Pinto (luz), Eduardo Pinto (vídeo) e Zé Diogo (som) completam a equipa criativa desta nova produção.

PUBLICIDADE

publicidade

Com estreia marcada para 9 de Novembro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o espectáculo ficará em cena até 30 de Novembro – quartas e quintas-feiras às 19:00, sextas e sábados às 21:30 e aos domingos às 16:00.

Os bilhetes custam 10 euros (sendo aplicável o desconto de meio bilhete a jovens, maiores de 65 anos, estudantes, desempregados/as e profissionais e amadores/as de teatro) e já podem ser reservados pelos contactos habituais do teatro (239 718 238, 966 302 488 e mail geral@aescoladanoite.pt).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE