Já se sabe quem venceu o Orçamento Participativo de Condeixa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-01-2018

 

PUBLICIDADE

Duas propostas venceram a edição 2017 do Orçamento Participativo de Condeixa, que registou um total de 518 votos, prevendo a execução de obras na Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Avenal e o melhoramento do campo de jogos (anexo à Escola) de Condeixa-a-Velha.

condeixa

PUBLICIDADE

Este ano, recorde-se, foram apresentadas onze propostas ao Orçamento Participativo [seis ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e cinco ao Orçamento Participativo Geral (OPG)], mas apenas quatro reuniam os critérios necessários e foram admitidas pelo júri a votação, que decorreu entre 22 de novembro a 22 de dezembro.

“Condeixa foi um dos primeiros municípios do país a adotar este modelo de participação cívica e vamos continuar a trabalhar para que o Orçamento Participativo não esmoreça e suscite cada vez mais interesse, incentivando os cidadãos a intervirem de forma responsável e informada na gestão da causa pública, em nome de uma democracia mais participada”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

PUBLICIDADE

publicidade

No Orçamento Participativo Geral, a proposta mais votada (255 votos) foi a de Manuel Ribeiro Jacinto Santos que concorreu “Pela Associação do Avenal”, para a execução de obras de manutenção e beneficiação do espaço da Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Avenal, na freguesia do Sebal. Esta intervenção visa “a requalificação e a dignificação de um espaço de convívio, tornando-o num ponto de encontro agradável para moradores e visitantes”, justifica o autor.

Com esta candidatura, orçada em cerca de 30 mil euros, pretende-se a “execução de obras de manutenção e beneficiação do espaço da Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Avenal, nomeadamente a reabilitação da cobertura que atualmente é em chapas de fibrocimento, ramal de ligação ao saneamento básico, reabilitação de todo o pavimento e escadas de acesso e a construção de uma rampa de acessibilidade para utilizadores de mobilidade reduzida”.

Já no Orçamento Participativo Jovem a única proposta a votação recolheu 123 votos e foi apresentada por Soraia Fidalgo, caminheira no Agrupamento de Escuteiros, que propõe a melhoria das condições do Campo de Jogos (anexo à Escola) de Condeixa-a-Velha para o desenvolvimento de atividades escutistas.

A autora, que estima a execução do projeto em 25 mil euros, propõe a execução de cobertura simples do campo de jogos, a regularização do pavimento tendo em vista evitar a acumulação de águas pluviais, a execução/correção do sistema de drenagem e escoamento de águas pluviais e a instalação de sistema de iluminação.

A votação estiveram ainda as propostas (OPG) de criação do “SiViACom – Sistema de Vigilância e prevenção de fogos florestais – Ação Comunitária para jovens”, da autoria de Jorge Lameiras, que recolheu 9 votos e a proposta de Ana Pinho, que recebeu 131 votos, para a realização obras de restauro no Salão Paroquial, cave da Casa Paroquial e Casa do Mel, no Sebal, orçada em 45 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE